Programa Aveiro Digital www.aveiro-digital.pt 
Linha separadora
      O Programa Aveiro Digital 2003 - 2006 é co-finaciado pelo FEDER e pelo FSE através do Programa Operacional Sociedade da Informação
Linha separadora
Separador
Indicador de item de menu Apresentação
Separador
Indicador de item de menu Projectos  
Separador
Indicador de item de menu Serviços
Separador
Indicador de item de menu Documentação
Separador
Indicador de item de menu Outros Destinos
Separador
Indicador de item de menu Contactos
Separador

Um globo inclinado, com uma grelha sobreposta. Na sua superfície está recortado um buraco de fechadura

Atalhos de acesso ao menú: ALT + Letra sublinhada

English Version     Versão Portuguesa


Visitantes: 3622633

 

[ Inicio ]
Icon Apresentação  Apresentação :: Áreas de Intervenção :: 1 - Comunidade Digital :
 

Construir a comunidade digital passa por promover a igualdade de oportunidades e de acesso público e universal à informação, estimular a dinâmica social para a conjugação de investimentos e articulação de iniciativas, fomentar a formação generalizada e massiva da população para o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação, divulgar e promover o uso dos serviços digitais, estimular a adesão e o investimento partilhado das empresas e do sector económico, fomentar e partilhar práticas de gestão e avaliação abertas e qualificadas, estabelecer sistemas de concertação e de transferência de boas práticas internas e externas.

A Intervenção horizontal e estruturante desta área é fundamental, não só pelo impacto directo na criação de condições socio-culturais de adesão massiva dos cidadãos à Sociedade da Informação, mas também pelo impacto indirecto na promoção dos serviços criados em todas as Áreas de Intervenção.

Espera-se desta Área de Intervenção o efeito de alavanca e de concertação para apoiar a execução dos projectos em todas as Áreas de Intervenção, através da condução de um conjunto de iniciativas da responsabilidade directa da entidade promotora que são decisivas para o êxito global do Programa. Estão contemplados nesta Área de Intervenção os seguintes projectos, indicadores e objectivos anuais:

P 1.1 Centros Públicos de Acesso Gratuito aos Serviços

Expandir o número de postos nos Centros Públicos de Acesso Gratuito aos Serviços (CPAS) também conhecidos por “Espaços Internet” e instalar Montras Digitais, articulando o seu funcionamento com as iniciativas do movimento associativo local, com as instituições de solidariedade social, com o sistema de ensino oficial, com o ensino recorrente e com a formação de adultos. Nas Montras e Espaços Internet Aveiro Digital, serão garantidas plataformas especialmente equipadas para pessoas com necessidades especiais.

Perspectiva-se ainda a instalação de novos Centros Públicos de Serviços nos Bairros Sociais da AMRIA garantindo a operação destes centros como oficinas para a formação dos jovens em risco de exclusão social.

Os CPAS são concebidos também como espaços de divulgação, apoio e promoção de novos serviços e iniciativas próprias ou de terceiros, para a massificação da utilização e apropriação das TIC e da Internet, devendo contemplar um espaço de exposição de cartazes, folhetos e material promocional sobre incentivos fiscais às famílias para aquisição de computador, serviços Internet gratuitos, correio electrónico, serviços on-line da Administração Pública e ainda a exibição pública dos indicadores mensais de utilização e de formação, bem como a divulgação de casos de sucesso de apropriação das TIC a nível local, regional e nacional.

Poderá ainda contemplar-se a integração neste espaço de balcões on-line de serviços como o Infocid e dos CTT, bem como de outros com evidente utilidade pública geral. Estes Centros contemplam ainda a demonstração dos serviços criados nas restantes Áreas de Intervenção, de forma a promover a sua disseminação.

P 1.2 Serviços Básicos na Extranet Aveiro Digital

Expansão e manutenção dos serviços básicos disponíveis nos CPAS, Montras Digitais, escolas, famílias, entidades culturais, desportivas, recreativas e sociais sem fins lucrativos. Tendo em conta os objectivos de qualificação massiva da população a nível regional, estes serviços gratuitos estimulam a sua utilização generalizada pela comunidade e propiciam a formação básica generalizada nas Tecnologias de Informação e Comunicação, facilitando o acesso aos serviços e aplicações disponíveis na Internet.

P 1.3 Gestão e Coordenação do Programa Aveiro Digital

Enquadram-se neste projecto, todos os serviços de gestão e coordenação do Programa Aveiro Digital, perspectivando-se a operação de uma estrutura logística, técnica e humana com experiência, agilidade e qualidade, para executar todas as funções de coordenação e gestão do Programa bem como a execução dos projectos incluídos na Área de Intervenção: Comunidade Digital.

Pela experiência e qualidade provada no controlo de processos de financiamento, perspectiva-se a instalação e operação de sistemas de informação para apoio à gestão permitindo o arquivo, classificação, acompanhamento e validação documental que, respeitando rigorosamente a regulamentação também agilizem a apresentação e aceitação dos relatórios técnicos e financeiros.
Perspectiva-se a implementação de um sistema interno de auditorias técnicas anuais para avaliação e acompanhamento da execução, produzindo potenciais impactos nos planos técnicos e respectivos orçamentos.

A implementação de um sistema de avaliação – acção, mandatória por projecto, em todas as Áreas de Intervenção, incluindo a Área de Intervenção “Comunidade Digital”, deverá contemplar a selecção e operação de adequados sistemas de métricas de acordo com os indicadores objectivos, com o recurso, quando tal se justifique, a entidades de reconhecido mérito na avaliação e monitoria da execução de programas e projectos de investimento na área das TIC.

Será concebido e mantido um sistema permanente de avaliação externa para garantir a monitoria e intervenção regular na condução global do Programa e serão identificadas métricas rigorosas do impacto na utilização dos serviços e na qualificação da comunidade.

É ainda neste âmbito, que serão consideradas todas as acções de representação externa, nomeadamente junto da entidade financiadora nacional, respondendo técnica e financeiramente a todos os procedimentos de controlo e acompanhamento externos.

P 1.4 Marketing e Promoção para Ganhar a Massificação

Através deste projecto, serão programadas iniciativas regulares de ligação à comunidade e aos cidadãos sob a égide das diferentes Áreas de Intervenção para promover a divulgação dos resultados e estimular a adesão aos serviços. Neste âmbito, serão ainda anualmente promovidos o Fórum Aveiro Digital e a Exposição Aveiro Digital.

Nas iniciativas de ligação à comunidade serão criados e mantidos Forums regulares de concertação inter-projectos agregados por Área de Intervenção, para promover sinergias internas e garantir a abordagem por sectores de actividade e por segmentos específicos da população.

Perspectiva-se também a promoção de iniciativas temáticas para a rápida consolidação da Sociedade da Informação (SI), nomeadamente através da divulgação pedagógica de serviços e tecnologias, estimulando a adesão massiva de toda a população. Perspectiva-se ainda neste âmbito a realização anual do Festival da Internet em articulação com os organismos associativos, académicos e da juventude.

Como instrumentos fundamentais, serão garantidos os serviços de actualização e operação do site www.aveiro-digital.pt.

P 1.5 Aprender e Partilhar Aveiro Digital

Perspectivam-se actividades de disseminação e divulgação de âmbito nacional e internacional dos métodos e resultados associados ao Programa Aveiro Digital, enquadradas em iniciativas para a promoção do desenvolvimento da SI.

A divulgação e disseminação de resultados associados a todas as outras Áreas de Intervenção serão coordenadas em articulação com os respectivos responsáveis, garantindo a protecção dos dados e o respeito pelos direitos de autoria e da propriedade intelectual. Preferencialmente, esta divulgação deverá ser cometida aos próprios promotores.

P 1.6 Serviço de Certificação em Competências Básicas nas TIC

Perspectiva-se a operação de um serviço de Certificação em Competências Básicas nas TIC, de acordo com a regulamentação aprovada no Dec. Lei n.º 140/2001, de 24/04/2001. Tendo em conta que se considera como objectivo atingir as 45.000 certificações, este serviço será gerido com o rigor e a eficiência que o processo e os objectivos exigem.

Assim, serão lançadas campanhas de promoção e divulgação da formação básica em TIC e das competências básicas para a certificação.

Estas iniciativas serão lançadas em articulação com as escolas e outras entidades de âmbito local e/ou regional promotores de programas de Formação (e.g. IEFP), no sentido de potenciar a máxima cooperação e a qualificação massiva da comunidade.

IO. 1 - Indicadores e Objectivos Anuais

Indicadores
Ano 2
Ano 3
Ano 4
Nº de Montras Aveiro Digital
3
6
-
Nº total de utilizadores regulares dos CPAS e Montras
6.000
12.000
20.000
Nº de CPAS
18
30
36
Nº total de utilizadores regulares dos serviços aveiro-digital.net
4.000
6.000
10.000
Fórum Aveiro Digital
1
2
3
Exposição Aveiro Digital
1
2
3
Festival da Internet - Aveiro Digital
1
2
3
Vídeos de divulgação
0
1
2
Parcerias com iniciativas similares
1
1
2
N.º de Certificações em competências Básicas nas TIC
5.000
20.000
45.000