A Educação das crianças e dos jovens é
assumida como uma das grandes preocupações contemporâneas
e uma das maiores responsabilidades da comunidade sendo considerada
como o principal eixo de investimento para a construção
de uma sociedade valorizada e capacitada para responder aos desafios
da competição económica e, paralelamente, garantir
o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, solidária
e inclusiva.
Os desafios para a qualificação da Educação
encontram algumas das respostas na utilização adequada
das TIC para a inovação e eficiência nos processos
pedagógicos, na gestão e administração
dos recursos logísticos e na valorização dos
recursos humanos.
Neste contexto, e tendo em conta os investimentos considerados
mais estruturantes, identificam-se os seguintes projectos, indicadores
e objectivos:
P 3.1 Serviços de Gestão e Administração
da Rede Escolar
Instalar sistemas de back-office e front-office que contribuam
para a modernização e agilização da
gestão das escolas e dos respectivos serviços administrativos.
Estes serviços, que serão assim mais eficientemente
disponibilizados na Internet para toda a comunidade, vão
exigir, além da capacitação dos agentes educativos,
a integração de serviços de autenticação,
certificação e condições para as necessidades
de transacções electrónicas.
P 3.2 Curricula Digital
Digitalizar duas áreas curriculares: Matemática
e Português. Contempla-se a concepção, criação
e distribuição na Internet dos conteúdos curriculares
destas disciplinas do 1º ao 3º ciclo.
Paralelamente e tendo em conta a avaliação de sustentabilidade,
deverá ser contemplado o desenvolvimento de call-centers
de serviços de apoio on-line nestas disciplinas, garantido
por redes distribuídas e formalmente constituídas
de professores nestas áreas disciplinares.
P 3.3 Serviços de Formação à
Distância de Professores
Consolidar, expandir e qualificar os serviços de formação
à distância para professores, garantindo a criação
de condições de operação e o estabelecimento
de modelos de gestão com vista à futura sustentabilidade
comercial destes serviços.
As acções de formação deverão
contemplar o desenvolvimento de competências de autoria/publicação
em formato electrónico e o desenvolvimento de materiais pedagógicos
digitais.
Neste âmbito, considerando o papel dos Centros de Formação
e a potencial conjugação com outras fontes de financiamento,
contempla-se a criação, desenvolvimento e avaliação
de acções de formação contínua
de professores nas temáticas relacionadas com as didácticas
específicas, com as disciplinas de suporte e com a exploração
das TIC na educação, utilizando o ensino à
distância.
P 3.4 Expansão e Consolidação das
Comunidades Educativas
Garantir a expansão e consolidação das Comunidades
Educativas mantendo e desenvolvendo os serviços de ligação
e interacção entre a escola, a família, a comunidade
e os múltiplos agentes da educação.
Perspectiva-se a criação e manutenção
de serviços baseados nas TIC, centros de recursos para apoio,
promoção e capacitação dos agentes e
instituições responsáveis pela educação
e os serviços de articulação e operação
dos Conselhos Locais de Educação. Devem criar-se condições
especiais de acesso às TIC e aos serviços, bem como
desenvolver programas de estímulo à criatividade e
à iniciativa de todos os agentes da educação
que propiciem a criação de dinâmicas locais
e regionais comprometidas com a educação.
P 3.5 Bolsa de Sistemas e Serviços
Consolidar os meios para garantir e estimular a utilização
corrente e generalizada das TIC em todos os graus do sistema educativo,
em articulação com os CPAS, e com os organismos do
associativismo social, cultural, desportivo e recreativo de âmbito
local, permitindo rentabilizar e flexibilizar a utilização
dos recursos disponíveis. Neste âmbito, prevê-se
o investimento em plataformas e serviços wireless utilizáveis
pelos múltiplos agentes para permitir a alocação
flexível dos meios às diferentes velocidades de introdução
das TIC nas práticas pedagógicas, culturais recreativas
e sociais.
A criação de bolsas de equipamentos e de serviços
de utilização comum e partilhada, bem como a sua alocação
e manutenção, exigem o investimento em sistemas de
gestão dos recursos do parque escolar e dos serviços
associados e modelos sustentáveis para a contratação
comercial dos serviços de manutenção e actualização
do hardware e software. Estes investimentos devem estar associados
a projectos que fundamentem a sua necessidade e utilidade.
P 3.6 CiênciArte
Equipar um ambiente polivalente e itinerante para demonstração
e experimentação lúdica das ciências
associado ao desenvolvimento da curiosidade científica e
da sensibilidade estética. Este ambiente deve contemplar
sistemas de observação, simulação e
manipulação criativa de experiências científicas
baseados nas TIC e especialmente concebidas sob o referencial do
entendimento e aplicação à realidade.
A sua operação exige uma estreita articulação
entre o tecido educativo e académico e as estruturas de associativismo
a nível regional, garantindo uma agenda anual de actividades
junto das escolas do 1º ao 3º Ciclos, a criação
de prémios de CiênciArte e a realização
de exposições regulares para o grande público.
IO. 3- Indicadores e Objectivos Anuais