A comunidade universitária assume uma grande importância
na região de Aveiro, não só pela sua dimensão,
mas também pelo acréscimo de capital humano que traz
à região. Esta comunidade engloba os funcionários
docentes e não docentes, alunos e ex-alunos da Universidade
de Aveiro, das Escolas Superiores de Tecnologia e Gestão
de Águeda, a Escola Superior de Saúde e Instituto
Superior de Contabilidade e Administração de Aveiro,
bem como outras entidades que gravitam em torno desta importante
instituição nacional de ensino superior.
A consolidação do processo da Universidade Digital
que se estende às várias Escolas Superiores, tem sido
uma das prioridades da Universidade de Aveiro (UA), sendo assumido
que uma das suas componentes centrais é a melhoria e a qualificação
dos processos de ligação científica e cultural
à sociedade, bem como a contribuição para a
competitividade dos tecidos produtivos.
Dada a elevada qualificação dos recursos académicos
é esperada uma articulação estreita com as
entidades públicas e privadas envolvidas em iniciativas das
restantes Áreas de Intervenção.
Considerando a dimensão da comunidade universitária,
é grande o impacto directo e indirecto que os serviços
e sistemas informáticos da Universidade de Aveiro têm
na comunidade e é sob esta óptica que se identificam
como fundamentais, os seguintes projectos, indicadores e objectivos
anuais:
P 4.1 Sistemas para a Gestão de Aquisição de
Bens e Serviços
Instalar sistemas de gestão e controlo de aquisição
de bens e serviços, garantindo a segurança nas transacções
electrónicas e a integração com os sistemas
de gestão contabilística e financeira existentes.
Deverão contemplar-se os sistemas de pagamento e recebimento
por meios electrónicos na totalidade das transações
financeiras realizadas pela UA, bem como sistemas de acesso à
situação de processamento administrativo. Dada a dimensão
da comunidade académica, é de prever uma forte indução
deste tipo de sistemas serviços e know-how no tecido sócio-económico
envolvente.
P 4.2 Teletrabalho
Instalar serviços de acesso remoto à Intranet da
UA, dos alunos, docentes e funcionários garantindo a autenticação,
certificação e segurança no acesso aos serviços.
Perspectiva-se a utilização de trabalho colaborativo,
a execução de serviço administrativo, o acesso
aos serviços sociais e associativos e ainda o ensino e formação
à distância. Contempla-se ainda a continuada digitalização
dos curricula de cursos de graduação e de pós-graduação.
A topologia multipolar e geograficamente dispersa da Universidade
de Aveiro indica que a interacção necessária
entre docentes e alunos pode exigir um consumo significativo de
tempo, energia e recursos, a menos que se encontrem formas alternativas
de colaboração. Tal pode significar uma oportunidade
única de aplicação de paradigmas baseados em
teletrabalho.
P 4.3 Contact-Ciência
Criar um balcão on-line único para contacto da universidade
com a comunidade, agindo este como um ambiente de estímulo
ao conhecimento da Universidade de Aveiro e das suas actividades
científicas em particular, bem como do ensino superior e
suas múltiplas vertentes em geral
Perspectiva-se a criação de uma bolsa de oportunidades,
bem como de conteúdos digitais específicos que proporcionem
às famílias e à comunidade juvenil, dentro
e fora dos sistemas de ensino, experiências de acompanhamento
e contacto com a actividade científica realizada no terreno
ou em laboratórios da UA.
Perspectiva-se ainda a criação, desenvolvimento
e operação de serviços de informação
e de atendimento único para pedidos de apoio e colaboração,
estudos e serviços por parte de instituições
de natureza diversa.
Surge também como objectivo neste projecto, a criação
e disponibilização de catálogos de ciência
e tecnologia, bem como de bases de dados e sistemas inteligentes
que sistematizem e organizem informação e conhecimento
relativo às competências científicas mais importantes
da UA, numa lógica de contribuição para o fortalecimento
da competitividade económica e da inovação.
P 4.4 Biblioteca Digital da UA
Facilitar à comunidade o acesso aos índices, títulos
e partes de obras em formato digital existentes na biblioteca da
UA. Perspectiva-se a gestão remota das requisições
de obras com base em processos de autenticação e certificação
dos utilizadores, garantindo, paralelamente, a segurança
dos serviços.
O reforço da digitalização das obras, a articulação
digital da biblioteca da UA com a rede de bibliotecas públicas
e a conjugação com os serviços referidos são
condições fundamentais para potenciar a utilidade,
a racionalização dos recursos e mais valias para os
seus diferentes tipos de utilizadores.
P 4.5 ArteDigital
Instalar sistemas e plataformas de processamento de imagem e som
para a exploração de novas técnicas de criação
artística com base na exploração de algoritmos
e técnicas de modelização matemática,
das formas biológicas e dos materiais inorgânicos.
Perspectiva-se a articulação com as escolas do 2º
e 3º ciclo e outras, em projectos de experimentação
e divulgação das ciências e das tecnologias
em conjugação com outros agentes culturais a operar
a Academia Artes Digitais e também com o serviço itinerante
CiênciArte. Perspectiva-se ainda a participação
regular na Galeria Digital em articulação com a realização
de espectáculos e exposições para o grande
público.
P 4.6 Produção Multimédia para a
Formação Profissional e Educação
Criar e disponibilizar em rede conteúdos científicos
multimédia de elevada qualidade e rigor nas diferentes áreas
científicas da Universidade dos quais se destacam os conteúdos
na área da física, da química, da biologia,
do ambiente, da matemática, da electrónica e da gestão.
Estes conteúdos destinam-se a ser aplicados em vários
contextos, nomeadamente, enquanto materiais de apoio pedagógico
para os 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico
e secundário. Perspectiva-se ainda a produção
e organização destes materiais multimédia,
para suprir as necessidades pedagógicas de outros níveis
de ensino e de formação profissional.
IO. 4- Indicadores e Objectivos Anuais