Programa Aveiro Digital www.aveiro-digital.pt 
Linha separadora
      O Programa Aveiro Digital 2003 - 2006 é co-finaciado pelo FEDER e pelo FSE através do Programa Operacional Sociedade da Informação
Linha separadora
Separador
Indicador de item de menu Apresentação
Separador
Indicador de item de menu Projectos  
Separador
Indicador de item de menu Serviços
Separador
Indicador de item de menu Documentação
Separador
Indicador de item de menu Outros Destinos
Separador
Indicador de item de menu Contactos
Separador

Um globo inclinado, com uma grelha sobreposta. Na sua superfície está recortado um buraco de fechadura

Atalhos de acesso ao menú: ALT + Letra sublinhada

English Version     Versão Portuguesa


Visitantes: 3629044

 

[ Inicio ]
Icon Noticias  Noticias :
 
Notícia com data de 31-10-2001 --- Dois anos - Cidade Digital foi um sucesso

Pioneira em termos de cidades digitais, Aveiro conseguiu, durante estes últimos dois anos, excluir o acesso à sociedade da informação por razões económicas e sociais. Prestes a transformar-se em sociedade, o consórcio Aveiro Digital apresenta um balanço positivo.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal, Alberto Souto, “ o projecto Aveiro Cidade Digital foi um duplo sucesso. Primeiro ao nível da execução física e financeira dos projectos e do desempenho de cada um deles, mas também pelo facto de ter conseguido mobilizar toda a sociedade aveirense, criando uma massa crítica muito importante”.

Nas oito áreas de intervenção em que se apostou, designadamente, autarquias locais, saúde, solidariedade social, tecido industrial, actividades de lazer, cultura, escolas e universidades, conseguiu-se, segundo o autarca “universalizar as plataformas de acesso à Internet”. Neste sentido, merece especial destaque o facto de se ter destruído algumas barreiras geográficas, sociais e económicas.

“Conseguimos que, nesta matéria, não houvesse freguesias periféricas, colocando as freguesias geograficamente mais distantes em contacto com os centros”, explicou Alberto Souto. O mesmo se pode dizer em relação às periferias sociais, uma vez mais “os bairros sociais foram, também conectados, ficando excluído o acesso à sociedade da informação por razões económicas”, referiu.

Paralelamente, os projectos em causa potenciaram um maior encontro nas escolas entre os pais, alunos e professores, reforçaram a competitividade das empresas da região e desenvolveram industrias de conteúdos.

Constrangimentos

“Não obstante algumas dificuldades e constrangimentos, consideramos que esta primeira fase de dois anos do Projecto Aveiro Digital constituiu um assinalável sucesso”, considera o autarca, entendendo que o trabalho desenvolvido “serve agora de patamar indispensável para projectos mais ambiciosos”.

Apesar do sucesso, Alberto Souto salienta, no entanto, algumas dificuldades e constrangimentos com o consórcio com que o consórcio Cidade Digital se debateu. “as regras instituídas para atribuição dos projectos muito rigorosas, mas do tempo da máquina de escrever e isso criou algumas dificuldades ao nível do financiamento”. Sentiram-se, ainda, dificuldades para encontrar pessoas qualificadas o que prova que a evolução tecnológica é muito mais rápida do que a formação dos quadros necessários para a utilizar.”

Fonte: Comércio do Porto

[ « Anterior ]