O consórcio Aveiro Cidade Digital foi substituído pela Associação Aveiro Digital, que tem novos estatutos.
O novo modelo aprovado, pela autarquia, permitirá uma gestão “mais flexível”.
A Câmara de Aveiro aprovou os estatutos da associação Aveiro Digital, que vem substituir o consórcio Aveiro Cidade Digital , constituído pela Câmara, Universidade e PT Inovação. As alterações agora implantadas permitirão a filiação de outras entidades além das fundadoras , bem como adaptar um modelo de gestão « mais flexível», explica a autarquia.
Sediada no Cais da Fonte Nova, a associação é uma pessoa colectiva de direito privado e interesse público, sem fins lucrativos constituída por tempo indeterminado. O novo estatuto autoriza a filiação a outros organismos, nacionais ou estrangeiros, assim como criar delegações ou outras formas de representação.
No geral, a instituição tem objectivos tem objectivos idênticos ao anterior consórcio, como sejam promover a criação de uma comunidade, no sentido do desenvolvimento sustentado nos eixos sociais, económicos e culturais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e bem estar dos cidadãos».
Outra das deliberações do executivo diz respeito à celebração de um protocolo com os Bombeiros Novos que estabelece a comparticipação da Câmara na aquisição de uma grua de três eixos. Trata-se de um equipamento necessário para acudir a situações de emergência e sinistro no distrito, explica a autarquia, que sublinha o esforço de dotar as corporações dos meios de socorro adequados. A grua permitirá actuar entre outras situações, em sinistros que envolvam imóveis de cérceas elevadas.
A adjudicação dos serviços de elaboração de projectos da autarquia com execução remodelação de quatro equipamentos em Santiago foi igualmente aprovada pela Câmara. Em causa estão o polidesportivo, o balcão com a pérgola, a mãe de água e o terreão, cujos projectos ficarão a cargo do arquitecto José Lopo Prata, por cerca de 13 mil contos.
As obras de remodelação inserem-se no Projecto de Requalificação dos espaços exteriores do Parque de Santiago.
O balcão destina-se à sede dos escuteiros e associações e o torreão a salas de apoio social e espaço multifuncional da Junta da Freguesia da Glória.
O executivo municipal consentiu na celebração de um contracto-programa de desenvolvimento desportivo com a FIDEC ( Frente Impulsionadora de Desporto e Cultura), de Santa Joana. O acordo visa efectuar beneficiações no campo de futebol, nomeadamente mediante a instalação de um novo sistema de iluminação uma nova vedação, novos balneários e substituição da relvado, além da construção de uma nova sede e de um campo de treinos. Outro protocolo será assinado com o Futebol clube do Bonsucesso, com vista à promoção e divulgação do projecto desportivo de formação e competição do clube, junto das camadas infantis e juvenis.
Também aprovada foi a proposta de instalação da estatua de Santa Joana, que se encontrava em frente ao museu de Aveiro, na freguesia de Santa Joana. Em seu lugar será colocada uma nova estatua , numa cerimónia a ter lugar dia 12 de Maio do próximo ano.
Fonte:Diário de Aveiro