Programa Aveiro Digital www.aveiro-digital.pt 
Linha separadora
      O Programa Aveiro Digital 2003 - 2006 é co-finaciado pelo FEDER e pelo FSE através do Programa Operacional Sociedade da Informação
Linha separadora
Separador
Indicador de item de menu Apresentação
Separador
Indicador de item de menu Projectos  
Separador
Indicador de item de menu Serviços
Separador
Indicador de item de menu Documentação
Separador
Indicador de item de menu Outros Destinos
Separador
Indicador de item de menu Contactos
Separador

Um globo inclinado, com uma grelha sobreposta. Na sua superfície está recortado um buraco de fechadura

Atalhos de acesso ao menú: ALT + Letra sublinhada

English Version     Versão Portuguesa


Visitantes: 3622392

 

[ Inicio ]
Icon Noticias  Noticias :
 
Notícia com data de 15-01-2003 --- Programa Aveiro Digital para Onze Municípios

Ministro-adjunto, José Luís Arnaut, preside hoje à assinatura do Contrato Programa Aveiro Digital 2003-2006 (PAD). A cerimónia agendada para esta tarde na Pousada da Ria, na Torreira, concelho da Murtosa, marca o lançamento de "uma nova fase" e de "um conceito diferente" da iniciativa dedicada à introdução e desenvolvimento de tecnologias de informação e comunicação. Porque o PAD vai galgar os limites do concelho de Aveiro e estender-se a toda a região da ria, sendo gerido, em conjunto, pela Associação Aveiro Digital e pela Associação de Municípios da Ria (AMRia). Serão onze municípios e um investimento previsto de 22 milhões de euros.

"Esta é uma nova fase, de natureza distinta, que beneficiará toda a população da região da ria", referiu ao PòBLICO a Comissão Executiva (CE) do programa, salientando tratar-se de "um conceito diferente, uma vez que a população alvo não está limitada ao concelho ou ao município de Aveiro, mas a um universo de 300 mil pessoas". Em suma: "É um desafio maior". E porquê? "Porque o balanço da primeira fase do programa foi muito positivo, mas também pela necessidade continuada de investimento em áreas que possam proporcionar serviços úteis de valor e, claro, porque é preciso investir em inovação", responde a CE.

Comunidade digital, autarquias e serviços concelhios, escolas e comunidades educativas, universidade e comunidade universitária, serviços de saúde, solidariedade social, tecido produtivo e informação, e cultura e lazer, são as oito áreas de intervenção do PAD para os próximos anos. "Todas são prioritárias, funcionam como um conjunto, e faremos um esforço de execução para todas", garante a CE, referindo que "a abertura de concursos públicos para projectos terá lugar durante o primeiro trimestre deste ano". E acrescenta: "Vai ser um desafio executar este orçamento - de 22 milhões de euros -, com esta abrangência, e de acordo com os métodos que defendemos como factores de sucesso".

Por isso, "é fundamental a participação dos actores do desenvolvimento local perante novos desafios como a articulação de iniciativas e a área geográfica mais vasta, segundo uma lógica de serviços intermunicipais de benefício à população da região", defende a entidade responsável pelo PAD 2003-2006. Mas esclarece: "Não se trata de replicar os mesmos serviços em todas as vilas e cidades, mas de encontrar sistemas que resolvam os problemas das pessoas, incrementando eficiência e competitividade empresarial, e emprego de nova geração. E isto implica que os actores do sector público e privado se mobilizem".

Para a CE, "há noção das necessidades da população. O Aveiro Digital tem experiência, as necessidades de outras zonas não serão muito diferentes das sentidas em Aveiro e, por outro lado, há a confiança de que os actores do desenvolvimento local sabem isso melhor ainda, e são eles que vão executar o programa". A CE do PAD 2003-2006 nasce de uma aliança entre a Associação Aveiro Digital e a AMRia (que representa um conjunto de 11 municípios), decididas a conjugar esforços no sentido da aplicação regional do programa cujo objectivo fundamental é a promoção das tecnologias de informação e comunicação.

FONTE: Público (http://jornal.publico.pt/2003/01/14/LocalPorto/LP52.html)


[ « Anterior ]