Programa Aveiro Digital www.aveiro-digital.pt 
Linha separadora
      O Programa Aveiro Digital 2003 - 2006 é co-finaciado pelo FEDER e pelo FSE através do Programa Operacional Sociedade da Informação
Linha separadora
Separador
Indicador de item de menu Apresentação
Separador
Indicador de item de menu Projectos  
Separador
Indicador de item de menu Serviços
Separador
Indicador de item de menu Documentação
Separador
Indicador de item de menu Outros Destinos
Separador
Indicador de item de menu Contactos
Separador

Um globo inclinado, com uma grelha sobreposta. Na sua superfície está recortado um buraco de fechadura

Atalhos de acesso ao menú: ALT + Letra sublinhada

English Version     Versão Portuguesa


Visitantes: 3628657

 

[ Inicio ]
Icon Noticias  Noticias :
 
Notícia com data de 07-07-2003 --- Aveiro Digital lança projectos de informação, cultura e lazer

Sessão Pública em Vagos
Na sua penúltima apresentação pelos 11 concelhos que integram a AMRIA-Associação de Municípios da Ria, o programa Aveiro Digital 2003-2006 levou a Vagos a informação, cultura e lazer, correspondente à área de intervenção 8

Destinada aos meios de comunicação social, clubes, associações culturais e recreativas, bibliotecas e museus, entre outros, a oferta pretende intervir, com «impacto distintivo», na qualidade de vida das comunidades. Isso mesmo foi referido por Lusitana Fonseca, presidente do Conselho Executivo do Aveiro Digital, que enunciou um conjunto de projectos a concurso, destinado a sectores onde os factores críticos específicos se prendem, sobretudo, com a reduzida dimensão e capacidade das entidades e organizações.

Na sua intervenção, Lusitana Fonseca deu conta da parceria institucional, constituída pela AMRIA e Aveiro Digital, para gerir a acção no âmbito do POSI-Programa Operacional da Sociedade de Informação. E sublinhou a necessidade de melhorar a performance e produtividade do sistema, por forma a articular as competências, concentrar investimentos e trabalhar em rede.

Um «processo difícil», reconheceu a presidente do Aveiro Digital, garantindo, no entanto, que a globalidade do projecto constitui em si um «estímulo a partilhar os recursos, normalmente escassos».

Com um investimento de 2,2 milhões de euros (cerca de 10 por cento do investimento total), foram quatro os projectos apresentados: museus de arquivos, redes de serviços regionais, academia de artes digitais e movimento associativo digital. Neste último, dada a diversidade do movimento associativo, o Aveiro Digital contempla a criação de um portal único, onde possa incluir-se a agenda dos clubes e associações, e divulgação e promoção de algumas práticas. Não está colocada de parte a hipótese de instalação de jogos em rede.

A sessão, que teve lugar no auditório do Centro de Educação e Recreio de Vagos, foi presidida por Ribau Esteves, na sua qualidade de presidente da AMRIA. Na mesa de trabalho, para além de Lusitana Fonseca, estiveram ainda presentes o presidente da Câmara de Vagos, Rui Cruz, Augusto Rafael, em representação da Universidade de Aveiro, e Manuel Galante, administrador-delegado da AMRIA. De referir que, no período destinado ao público, não foram colocadas quaisquer dúvidas pelos organismos presentes.

Câmara de Vagos quer desenvolver projectos

Pouco preocupado com a alegada falta de participação dos munícipes nesta acção, o presidente da Câmara de Vagos, Rui Cruz, disse, ao Diário de Aveiro, que «quando não se está por dentro das matérias não podemos ter dúvidas». Convicto de que, a partir de agora, o caminho está aberto para quem quiser investir, Rui Cruz anunciou que a autarquia de Vagos, em parceria com o NEVA-Núcleo Empresarial de Vagos e articulação com a AMRIA, acaba de convidar as Juntas de Freguesia a aderir ao programa de informatização em curso. «Vai ser importante para o município», sublinhou o autarca vaguense, que está disponível para desenvolver novos projectos, com destaque para os sistemas de informação geográfica, cadastro digital, portal internet e toda a informatização dos serviços municipais.

FONTE: Diário de Aveiro


[ « Anterior ]