Programa Aveiro Digital www.aveiro-digital.pt 
Linha separadora
      O Programa Aveiro Digital 2003 - 2006 é co-finaciado pelo FEDER e pelo FSE através do Programa Operacional Sociedade da Informação
Linha separadora
Separador
Indicador de item de menu Apresentação
Separador
Indicador de item de menu Projectos  
Separador
Indicador de item de menu Serviços
Separador
Indicador de item de menu Documentação
Separador
Indicador de item de menu Outros Destinos
Separador
Indicador de item de menu Contactos
Separador

Um globo inclinado, com uma grelha sobreposta. Na sua superfície está recortado um buraco de fechadura

Atalhos de acesso ao menú: ALT + Letra sublinhada

English Version     Versão Portuguesa


Visitantes: 3622409

 

[ Inicio ]
Icon Noticias  Noticias :
 
Notícia com data de 29-04-2004 --- Região de Aveiro Liga Mais 29 Freguesias à Internet

É mais um passo no processo de ligação dos concelhos que integram a Associação de Municípios da Ria (AMRia) ao mundo da internet. Depois de Aveiro, foram ontem anunciados 29 novos Espaços Internet para a região, o que se traduz na cobertura informática de quase metade das freguesias que fazem parte da AMRia. No próximo dia 3 de Maio, os equipamentos já deverão estar em funcionamento.

São agora 40 as freguesias integrantes da AMRia que disponibilizam à população acesso gratuito à "world wide web". Através do Espaço Internet, as autarquias locais asseguram aos respectivos habitantes o contacto com o mundo cibernético em banda larga, sem custos e em horário pós-laboral, sendo que os menos acostumados às lides informáticas contam ainda com o auxílio de um monitor. Para que não falte informação, é também distribuído um manual do utilizador, elaborado em moldes muito simples por duas professoras da Escola Superior de Educação, e que conta com um design específico para os municípios da AMRia.

Às 11 localidades de Aveiro já conectadas, somam-se 29 novos Espaços Internet espalhados pelos concelhos de Águeda, Albergaria, Ílhavo, Sever do Vouga, Murtosa, Mira, Ovar e Vagos. A iniciativa encaixa-se na segunda fase do projecto de implementação comandado e co-financiado pelo Programa Aveiro Digital 2003-2006, que visa dotar de livre acesso à "web", até ao final do ano, as 95 freguesias que fazem parte da AMRia.

No decurso da cerimónia de formalização do acordo que ontem juntou os representantes das 29 freguesias abrangidas, o presidente da AMRia encarou o projecto como um sinal de progresso: "Queremos criar uma região sólida, solidária, que tenha por uso esta ferramenta para criar maior capacidade de desenvolvimento", explanou Ribau Esteves. "A aposta é que no dia 3 de Maio tenhamos os novos espaços disponíveis", traçou.

O programa Espaço Internet Aveiro Digital está enquadrado e conta com o financiamento do Programa Operacional da Sociedade de Informação, participação que levou Ribau Esteves a tecer uma consideração adicional: "Este programa aposta em levar às 95 freguesias que integram a AMRia a disponibilidade deste serviço e, no desenho dos programas, entendemos que as juntas de freguesia eram parceiros fundamentais". E acrescentou: "Nisto há dinheiro de tudo quanto é europeu e nós temos a obrigação de gerir bem este investimento".

Fonte: Público (Nuno Sousa)

[ « Anterior ]