Um semestre depois de terem arrancado os 40 projectos aprovados no âmbito do Programa Aveiro Digital, o presidente da Comissão Executiva faz um balanço positivo, ressalvando, no entanto, que "o índice de execução ainda é baixo, uma vez que este período foi utilizado para discutir e decidir o que ia ser feito".
Contudo, Ribau Esteves afirma que "pelo que foi apresentado, tudo aponta para que a execução global, até 2006, está tranquilamente garantida".
Para o presidente , todos os 40 projectos são promissores mas há dois que destaca. O Sigria, que tem por objectivo, entre outros, equipar as autarquias da Associação de Municípios da Ria de um sistema de Informação Geográfica. O outro projecto, o SMIA (Sistema de Melhoramento de Inseminação Artificial) é destacado por Ribau Esteves por mostrar a "abrangência do Aveiro Digital, que chega a todos os sectores produtivos".
O SMIA é desenvolvido por uma empresa associada à Lacticoop, a LP-Bovinos Leiteiros, e destina-se a criar melhores condições no processo de inseminação artificial das vacas, aliado às novas tecnologias. Com este novo sistema pretende-se rentabilizar os serviços da inseminação artificial, monitorizando todos os serviços, fazendo actualizações constantes de dados e informações sobre os animais. Ao todo são cerca de 3000 os produtores associados da Lacticoop envolvidos no projecto, num total de 40 mil inseminações feitas por ano.
Fonte: Jornal de Noticias (Paula Rocha)
>>