Programa Aveiro Digital www.aveiro-digital.pt 
Linha separadora
      O Programa Aveiro Digital 2003 - 2006 é co-finaciado pelo FEDER e pelo FSE através do Programa Operacional Sociedade da Informação
Linha separadora
Separador
Indicador de item de menu Apresentação
Separador
Indicador de item de menu Projectos  
Separador
Indicador de item de menu Serviços
Separador
Indicador de item de menu Documentação
Separador
Indicador de item de menu Outros Destinos
Separador
Indicador de item de menu Contactos
Separador

Um globo inclinado, com uma grelha sobreposta. Na sua superfície está recortado um buraco de fechadura

Atalhos de acesso ao menú: ALT + Letra sublinhada

English Version     Versão Portuguesa


Visitantes: 3629126

 

[ Inicio ]
Icon Noticias  Noticias :
 
Notícia com data de 29-07-2004 --- Internet seduz aldeia de Sever do Vouga

Silva escura Entre Maio e Junho cerca de 2000 pessoas utilizaram o novo espaço Projecto está inserido no programa Aveiro Digital

Freguesia de Silva Escura rendeu-se às novas tecnologias


Em Sever do Vouga, a Internet ligou Silva Escura ao mundo. E todos desta pequena freguesia querem estar ligados à rede. Passados três meses desde a abertura, o elevado número de utilizações comprova a excelente adesão ao Espaço Internet, situado na casa paroquial. Nos meses de Maio e Junho, os valores chegaram às 2000 utilizações. Um facto que chama a atenção dada à dimensão e características do lugar de Silva Escura.

São cerca de 2000 os residentes na freguesia, um número que cresce no Verão, com a chegada dos emigrantes. A interioridade faz-se notar nas actividades económicas, onde a agricultura tem uma forte presença. Características que não impedem o crescente interesse pelas novas tecnologias.

A sede da juventude

Aberto durante a semana das 14 às 20 horas e aos sábados das nove às 12, o Espaço Internet comporta oito computadores, uma impressora e um scanner. A tecnologia conquistou sobretudo os mais jovens. Os reformados constituem a única faixa etária que ainda não se aventurou.

A faixa etária que mais uso dá aos computadores é entre os 10 e 18 anos, situação facilmente explicada pela maior disponibilidade de horário e pelas necessidades escolares.

Carina Simões, de 18 anos, costuma ir ao novo espaço desde a inauguração. Como não tem acesso à internet em casa, vê nos computadores gratuitos a assistência necessária.

"Quando tenho oportunidade venho. Seja para ver o correio electrónico ou para fazer pesquisa para algum trabalho da escola. O espaço é importante porque nos ajuda a ter mais conhecimentos", explica.

Os utilizadores procuram o espaço maioritariamente para uso profissional e pessoal, ou seja, desde à consulta do correio electrónico ao Word, utilizado em trabalhos.

A formação é um ponto de destaque. Durante todo o horário de funcionamento, está presente uma monitora que auxilia os mais inexperientes a darem os primeiros passos na rede. "Tento apoiar, dando explicações sobre as competências básicas dos utilizadores, para que consigam tirar um maior proveito da Internet", explica a monitora, Elisabete Marques.

A partir de Setembro, o Espaço Internet retoma a parceria com o A.T.L. do Centro Social Maria da Glória Almeida Pinho, e as crianças do 3º e 4º ano voltam às aulas de informática.

Números

1,33 milhões de euros é o orçamento disponível para o projecto Espaços Internet Aveiro Digital, que contempla 95 freguesias da região. 11 municípios integram a rede de espaços internet. Em comum têm o facto de pertencerem à Associação de Municípios da Ria.

Murtosa

O último da rede

Foi ontem inaugurado o Espaço Internet Aveiro Digital da Murtosa. Fica assim completa a rede prevista para os municípios da AMRia. No antigo edifício dos Paços do Concelho estão disponíveis 10 computadores com ligação à internet, uma impressora e um scanner. O espaço estará aberto de segunda a sábado, das 10 às 12.30 e das 14 às 20.30 horas.

Fonte: Jornal de Noticias (Fernanda Ferreira) >>


[ « Anterior ]