Programa Aveiro Digital www.aveiro-digital.pt 
Linha separadora
      O Programa Aveiro Digital 2003 - 2006 é co-finaciado pelo FEDER e pelo FSE através do Programa Operacional Sociedade da Informação
Linha separadora
Separador
Indicador de item de menu Apresentação
Separador
Indicador de item de menu Projectos  
Separador
Indicador de item de menu Serviços
Separador
Indicador de item de menu Documentação
Separador
Indicador de item de menu Outros Destinos
Separador
Indicador de item de menu Contactos
Separador

Um globo inclinado, com uma grelha sobreposta. Na sua superfície está recortado um buraco de fechadura

Atalhos de acesso ao menú: ALT + Letra sublinhada

English Version     Versão Portuguesa


Visitantes: 3629039

 

[ Inicio ]
Icon Noticias  Noticias :
 
Notícia com data de 01-08-2004 --- Internet Grátis para Mais 22 Freguesias da Região de Aveiro

Os habitantes de mais 22 freguesias da área territorial da Associação dos Municípios da Ria de Aveiro (AMRia) acabam de ser contemplados com a utilização gratuita das novas tecnologias da comunicação. Ao abrigo do programa Aveiro Digital, em cada uma destas localidades vai ser instalado um espaço com quatro computadores, disponíveis para os utentes já a partir da próxima segunda-feira. Até Outubro, esta rede digital deverá ter chegado ao total das 95 freguesias dos municípios que fazem parte da associação.

Na manhã de anteontem, o alargamento da rede Aveiro Digital preparada para as freguesias foi oficialmente lançado, num encontro que reuniu os responsáveis pelas 22 juntas agora beneficiadas. Ao todo, passam a ser 62 as localidades que usufruem deste serviço. "Actualmente, todos os municípios Aveiro Digital dispõem nas juntas de freguesia de espaços de Internet. Até ao fim de Outubro serão 95, ou seja, todas as freguesias da AMRia", afirmou o líder daquela associação de municípios, Ribau Esteves.

Segundo este responsável, "2004 é o ano das duas redes - uma direccionada para os municípios e a outra pensada para as freguesias - estarem em actividade". "Um dos nossos objectivos é disponibilizar as ferramentas das tecnologias de comunicação aos cidadãos", esclarece Ribau Esteves.

"Num território com uma forma de povoamento tão disseminada, é importante ter estes espaços nas juntas, para que cheguem às pessoas", sublinha Ribau. "Existem aldeias localizadas a 20 e 30 quilómetros de distância das sedes de concelho, o que torna o acesso às tecnologias complicado para alguns cidadãos", reforça o responsável pela AMRia, defendendo que "a democraticidade do uso destas ferramentas é muito importante".

E "a proximidade tem resultado junto das pessoas", garante Ribau Esteves, revelando que "o número de utentes destes espaços tem aumentado". Lamas do Vouga, no concelho de Águeda, São João de Loure, em Albergaria, Ouca, em Vagos, e Cedrim, em Sever do Vouga lgumas das freguesias que passam a disponibilizar computadores e material acessório às suas populações. Os espaços de Internet são financiados pelo Aveiro Digital, durante dois anos (embora as comunicações fiquem a cargo das juntas de freguesia), passando depois para a gestão do poder local

Fonte: Jornal Público (Patrícia Coelho Moreira) >>

[ « Anterior ]