Programa Aveiro Digital www.aveiro-digital.pt 
Linha separadora
      O Programa Aveiro Digital 2003 - 2006 é co-finaciado pelo FEDER e pelo FSE através do Programa Operacional Sociedade da Informação
Linha separadora
Separador
Indicador de item de menu Apresentação
Separador
Indicador de item de menu Projectos  
Separador
Indicador de item de menu Serviços
Separador
Indicador de item de menu Documentação
Separador
Indicador de item de menu Outros Destinos
Separador
Indicador de item de menu Contactos
Separador

Um globo inclinado, com uma grelha sobreposta. Na sua superfície está recortado um buraco de fechadura

Atalhos de acesso ao menú: ALT + Letra sublinhada

English Version     Versão Portuguesa


Visitantes: 3628653

 

[ Inicio ]
Icon Noticias  Noticias :
 
Notícia com data de 21-12-2004 --- Aprovados 32 novos projectos

Acabam de ser aprovados 32 novos projectos no Aveiro Digital, envolvendo um orçamento de 3,74 milhões de euros. Os termos de aceitação foram ontem assinados, numa cerimónia que serviu também para ser apresentado publicamente o Aveiro-Digital 2003-2006

No âmbito do 2º Concurso Aveiro Digital 2003-2006, que decorreu de 15 de Fevereiro a 31 de Março, foram apresentadas 48 candidaturas. Com um orçamento global de 7,84 milhões de euros, esta iniciativa registou o envolvimento de 137 entidades da região da AMRia e a Comissão Executiva Aveiro Digital (CEAD) decidiu aprovar 32 novos projectos. Estes projectos contam com um orçamento de 3,74 milhões de euros, engrossando para 78 a totalidade de projectos em execução, no valor global de 22 milhões de euros.
Na execução do Programa Aveiro Digital 2003-2006 estão envolvidas 223 entidades e 559 pessoas, estando ainda prevista a formação de 19.895 pessoas e 24.272 certificações em competências básicas nas TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação).

Neste âmbito, ontem começaram a funcionar 15 novos espaços Internet Aveiro Digital, equipados com quatro computadores, uma impressora, um scanner e ligação à Internet em banda larga. A utilização dos equipamentos e serviços é livre e gratuita para toda a população, que conta ainda com o apoio de um monitor. Estes espaços vão funcionar nas instalações das juntas de freguesia respectivas, num mínimo de 20 horas semanais, de segunda a sábado e a partir das 17 horas. A sua gestão será feita em articulação com a Comissão Executiva Aveiro Digital, sendo o seu funcionamento co-financiado pelas juntas de freguesia aderentes e pelo Programa Aveiro Digital 2003-2006, que foi ontem apresentado publicamente em Aveiro. Presente esteve o Gestor do POSI, Jaime Quesado, também Lusitana Fonseca, da Comissão Executiva Aveiro Digital, Diogo Vasconcelos, Gestor da UMIC, e ainda Ribau Esteves, presidente da Associação de Municípios da Ria.

Balanço positivo

A rede de Espaços Internet é agora composta por 79 espaços de freguesia e por 11 espaços municipais, localizados nas sedes de todos os municípios da região da AMRia e mereceu por parte de Jaime Quesado os melhores elogios, «gestão rigorosa, objectivos atingidos ao nível da gestão e dos impactes junto da população e uma boa dinamização da cultura de participação pró parte da população», foram alguns dos aspectos enaltecidos pelo responsável do POSI, o programa que financia a 75 % este projecto.
Coube a Lusitana Fonseca a realização do «retrato» geral do programa Aveiro-Digital 2003-2006, abordando cada uma das oito áreas de intervenção, nomeadamente Comunidade Digital, Autarquias e Serviços Concelhios, Escolas e Comunidades Educativas, Universidade e Comunidade Universitária, Serviços de Saúde, Solidariedade Social, Tecido Produtivo, por sinal a área que regista maior número de projectos candidatos e, por fim, Informação, Cultura e Lazer. O balanço geral que esta resonsável fez é positivo e realçou a participação e empenho de todos os parceiros, em especial os presidentes de juntas e autarquias, «sem os quais nada disto seria possível».

15 novos Espaços Internet

Águeda - Agadão, Aguada de Cima, Fermentelos, Préstimo, Segadães
Aveiro - Nariz e São Jacinto
Estarreja - Avanca e Fermelã
Oliveira do Bairro - Bustos e Mamarrosa
Ovar - Maceda
Sever do Vouga - Paradela
Vagos - Covão do Lobo e Angeão


Fonte: Diario de Aveiro >>

[ « Anterior ]