Programa Aveiro Digital www.aveiro-digital.pt 
Linha separadora
      O Programa Aveiro Digital 2003 - 2006 é co-finaciado pelo FEDER e pelo FSE através do Programa Operacional Sociedade da Informação
Linha separadora
Separador
Indicador de item de menu Apresentação
Separador
Indicador de item de menu Projectos  
Separador
Indicador de item de menu Serviços
Separador
Indicador de item de menu Documentação
Separador
Indicador de item de menu Outros Destinos
Separador
Indicador de item de menu Contactos
Separador

Um globo inclinado, com uma grelha sobreposta. Na sua superfície está recortado um buraco de fechadura

Atalhos de acesso ao menú: ALT + Letra sublinhada

English Version     Versão Portuguesa


Visitantes: 3861552

 

[ Inicio ]
Icon Noticias  Noticias :
 
Notícia com data de 07-01-2005 --- Aveiro: Banco de Solidariedade Social nasce integrado no Programa Aveiro Digital

No âmbito do Programa Aveiro Digital, foram aprovados novos projectos que contemplam áreas tão diversificadas como informação e formação, cultura e lazer, saúde, educação e apoio domiciliário, inclusão e solidariedade social, mas também abrangem o tecido empresarial.

Do conjunto dos projectos que vão ser implementados, há um que destacamos, pela sua importância directamente relacionada com as IPSS. Trata-se do BUSS (Banco Único de Solidariedade Social), consórcio constituído pela Associação Betel, Cáritas Diocesana de Aveiro, Delegação aveirense da Cruz Vermelha Portuguesa, Obra da Providência, Centro Social Paroquial de Nossas Senhora de Fátima, Corpo Nacional de Escutas (CNE), Rádio Terra Nova e empresa Senso Comum. Estas instituições estão fortemente empenhadas nos problemas sociais e culturais, entre outros, relacionados com as comunidades em que se inserem, nomeadamente Vagos, Aveiro (diocese e cidade), Gafanha da Nazaré, Nossa Senhora de Fátima e regiões circunvizinhas da capital do distrito.

O BUSS nasceu de uma união de esforços e de ideias comuns e tem a pretensão de aumentar a capacidade de intervenção das instituições, para que possam servir melhor as comunidades. Quer ainda disponibilizar ao cidadão normal e eventual utente a informação e as ferramentas necessárias para os ajudar.

Tiago Lagarto, representante do CNE, referiu que este projecto teve como objectivo aproveitar a área social do Programa Aveiro Digital, porque, no primeiro grupo de candidaturas, este sector ficou muito aquém do esperado, talvez por desconhecimento ou desinteresse das instituições. Reconheceu, por isso, que se torna importante "estimular as IPSS a procurarem novas formas para darem mais visibilidade ao seu trabalho e para chegarem mais depressa e com mais eficácia aos eventuais utentes e comunidades envolventes".

Para o padre Manuel Augusto de Oliveira, director do Centro Social Paroquial Nossa Senhora de Fátima, do arciprestado de Aveiro, este consórcio vai proporcionar "uma certa interactividade entre as instituições que fazem parte do projecto e outros grupos sociais, empresas e pessoas individuais", fazendo com que a informação possa circular melhor e com mais qualidade. Garantiu que, por esta forma, a informação circula com mais rapidez, característica esta que "é uma imposição dos novos tempos" e uma mais-valia para o desenvolvimento da solidariedade social. Concretamente, "as instituições envolvidas neste consórcio podem e devem informar o que têm para oferecer e até aquilo que desejam receber, alimentando-se, assim, a troca de bens e serviços, em verdadeiro espírito de partilha fraterna".

O padre Manuel Augusto sublinhou, ainda, que "há pessoas e empresas que, muitas vezes, podem canalizar alguns dos seus recursos para as IPSS, sendo certo que, frequentemente, os dirigem para pessoas e instituições longe da sua área geográfica, porque não conhecem as carências que existem ao pé da porta".

Este projecto vai apostar grandemente em aproximar toda a gente "numa rede de parcerias", com a finalidade de "minorar os problemas sociais e optimizar a informação, numa aposta não só de dar o pão a quem precisa, mas também de prevenir, para que o pão não falte".

Fonte: www.radioterranova.pt

[ « Anterior ]