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Notícia com data de 23-02-2005 --- Parque Tecnológico de Bilbao serve de exemplo para o projecto ZING |
Maria Ibarrondo, directora de Inovação do Parque
Tecnológico de Zamudio, Bilbao, em Espanha é uma das convidadas num seminário
sobre a criação de Zonas Industriais de Nova Geração (ZING) na região de Aveiro
que decorre, esta quinta-feira, durante a tarde, nas instalações da Associação
Industrial do Distrito de Aveiro.
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Parque Tecnológico de Zamudio, Bilbao. |
Empresários, investidores, Câmaras Municipais, associações, centros
tecnológicos, universidades e institutos, incubadoras de empresas e empresas de
consultoria foram convidadas a participar no encontro.
O projecto ZING resulta de uma parceria envolvendo a AIDA e a Associação
Municípios da Ria (AMRIA) tendo em vista "incrementar uma nova estratégia de
desenvolvimento regional".
O seminário em Aveiro contará ainda com a presença de Artur Rosa Pires,
Vice-presidente da Comissão de Coordenação da Região Centro e António Gaspar,
director da Unidade de Fomento de Iniciativas de Valor Empresarial do ICEP /
IAPMEI, entre outros participantes.
Os estudos iniciais estão a ser desenvolvidos no âmbito do Programa Aveiro
Digital, através do projecto GeoInvest - Dinamização de Zonas Industriais de
Nova Geração, que visa a identificação de potenciais ZING.
Para isso, serão tidos em conta, sobretudo, dois critérios: o desenvolvimento do
potencial endógeno da região e o fomento de condições / acções coerentes com as
actividades económicas a que se destinam.
Uma das inovações do projecto é a ser baseado num Sistema de Informação
Georeferenciada (SIG), permitindo aos investidores a consulta 'on line' de
informações sobre, por exemplo, disponibilização de espaços ou terrenos.
Eduardo Anselmo, da Universidade de Aveiro, está a coordenar os estudos.
"Haverá, provavelmente, lugar apenas para um parque deste género na região, que
será único em Portugal. Se todos os municípios quisessem ter o seu, de uma coisa
excepcional criava-se uma banalidade e isso não é atractivo", advertiu aquele
especialista.
O Geoinvest pretende captar empresas, de vários sectores, nacionais e
estrangeiras, que tenham processos inovadores. Até lá, o projecto deverá ser
promovido em Portugal e no estrangeiro, através de uma componente autónoma, o
Geomarketing.
Ambos os projectos são financiados no âmbito do programa Aveiro Digital na área
de intervenção 7, virada para o tecido produtivo. O Geoinvest está orçado em 289
mil euros, enquanto o Geomarketing ronda 140 mil euros.
Fonte: www.noticiasdeaveiro.pt
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