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Notícia com data de 23-02-2005 --- Parque Tecnológico de Bilbao serve de exemplo para o projecto ZING

Maria Ibarrondo, directora de Inovação do Parque Tecnológico de Zamudio, Bilbao, em Espanha é uma das convidadas num seminário sobre a criação de Zonas Industriais de Nova Geração (ZING) na região de Aveiro que decorre, esta quinta-feira, durante a tarde, nas instalações da Associação Industrial do Distrito de Aveiro.
 

IParque Tecnológico de Zamudio, Bilbao.

Parque Tecnológico de Zamudio, Bilbao.

Empresários, investidores, Câmaras Municipais, associações, centros tecnológicos, universidades e institutos, incubadoras de empresas e empresas de consultoria foram convidadas a participar no encontro.

O projecto ZING resulta de uma parceria envolvendo a AIDA e a Associação Municípios da Ria (AMRIA) tendo em vista "incrementar uma nova estratégia de desenvolvimento regional".

O seminário em Aveiro contará ainda com a presença de Artur Rosa Pires, Vice-presidente da Comissão de Coordenação da Região Centro e António Gaspar, director da Unidade de Fomento de Iniciativas de Valor Empresarial do ICEP / IAPMEI, entre outros participantes.

Os estudos iniciais estão a ser desenvolvidos no âmbito do Programa Aveiro Digital, através do projecto GeoInvest - Dinamização de Zonas Industriais de Nova Geração, que visa a identificação de potenciais ZING.

Para isso, serão tidos em conta, sobretudo, dois critérios: o desenvolvimento do potencial endógeno da região e o fomento de condições / acções coerentes com as actividades económicas a que se destinam.

Uma das inovações do projecto é a ser baseado num Sistema de Informação Georeferenciada (SIG), permitindo aos investidores a consulta 'on line' de informações sobre, por exemplo, disponibilização de espaços ou terrenos.

Eduardo Anselmo, da Universidade de Aveiro, está a coordenar os estudos. "Haverá, provavelmente, lugar apenas para um parque deste género na região, que será único em Portugal. Se todos os municípios quisessem ter o seu, de uma coisa excepcional criava-se uma banalidade e isso não é atractivo", advertiu aquele especialista.

O Geoinvest pretende captar empresas, de vários sectores, nacionais e estrangeiras, que tenham processos inovadores. Até lá, o projecto deverá ser promovido em Portugal e no estrangeiro, através de uma componente autónoma, o Geomarketing.

Ambos os projectos são financiados no âmbito do programa Aveiro Digital na área de intervenção 7, virada para o tecido produtivo. O Geoinvest está orçado em 289 mil euros, enquanto o Geomarketing ronda 140 mil euros.

Fonte: www.noticiasdeaveiro.pt  >>


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