Programa Aveiro Digital www.aveiro-digital.pt 
Linha separadora
      O Programa Aveiro Digital 2003 - 2006 é co-finaciado pelo FEDER e pelo FSE através do Programa Operacional Sociedade da Informação
Linha separadora
Separador
Indicador de item de menu Apresentação
Separador
Indicador de item de menu Projectos  
Separador
Indicador de item de menu Serviços
Separador
Indicador de item de menu Documentação
Separador
Indicador de item de menu Outros Destinos
Separador
Indicador de item de menu Contactos
Separador

Um globo inclinado, com uma grelha sobreposta. Na sua superfície está recortado um buraco de fechadura

Atalhos de acesso ao menú: ALT + Letra sublinhada

English Version     Versão Portuguesa


Visitantes: 3622794

 

[ Inicio ]
Icon Noticias  Noticias :
 
Notícia com data de 24-06-2005 --- SIGRia vai auxiliar na gestão territorial

O Sistema de Informação Geográfica (SIGRia) é a nova proposta da AMRia e possibilita a consulta «online» diversas informações que até agora só podiam ser obtidas nos serviços camarários.

O SIGRia – Sistema de Informação Geográfica está em fase de arranque nos onze municípios da AMRia e é, de acordo com Ribau Esteves, «um dos instrumentos mais importantes da gestão integrada do território, sobre o qual outros projectos irão trabalhar». Neste sentido, o presidente do Conselho de Administração da estrutura diz que vai ser «um precioso auxiliar na gestão territorial». Tendo uma ligação à Internet, o comum cidadão que habite num dos onze concelhos da Associação de Municípios da Ria pode ter acesso a diversas informações online, dentro do estipulado com o respectivo Plano Director Municipal (PDM) em vigor num determinado momento.

Nesta fase, no endereço www.amria.pt/sigria é possível aceder facilmente a uma informação, relacionada, por exemplo, a localização da sua casa ou rua na cartografia presente no sistema que depois recebe, por sobreposição, as condicionantes do território: capacidades construtivas ou então se é Reserva Ecológica (REN) ou Reserva Agrícola Nacional (RAN). «Uma das grandes capacidades que o sistema disponibiliza, desde já, é o acesso aos PDM, em que tomamos na base cartográfica as condicionantes que esses documentos de planificação do território determinam», sintetizou Ribau Esteves.

O passo seguinte é a manutenção da informação actualizada, «porque o território é dinâmico», explicou o autarca ilhavense. Assim, quando entrarmos nas páginas da Internet das Câmaras Municipais vamos encontrar um link que nos direciona para o sistema de informação geográfica.

Este é o primeiro projecto, segundo o presidente do Conselho de Administração, que a SIMRia desenvolveu «em verdadeiro espírito de equipa em 15 anos de vida, depois do saneamento, razão pela qual nasceu». Trata-se do projecto de maior dimensão financeira do programa Aveiro Digital, com um investimento de 2,5 milhões de euros, com um período de execução de três anos.

Fonte: Diario de Aveiro (Luis Ventura)

[ « Anterior ]