Programa Aveiro Digital www.aveiro-digital.pt 
Linha separadora
      O Programa Aveiro Digital 2003 - 2006 é co-finaciado pelo FEDER e pelo FSE através do Programa Operacional Sociedade da Informação
Linha separadora
Separador
Indicador de item de menu Apresentação
Separador
Indicador de item de menu Projectos  
Separador
Indicador de item de menu Serviços
Separador
Indicador de item de menu Documentação
Separador
Indicador de item de menu Outros Destinos
Separador
Indicador de item de menu Contactos
Separador

Um globo inclinado, com uma grelha sobreposta. Na sua superfície está recortado um buraco de fechadura

Atalhos de acesso ao menú: ALT + Letra sublinhada

English Version     Versão Portuguesa


Visitantes: 3628639

 

[ Inicio ]
Icon Noticias  Noticias :
 
Notícia com data de 19-05-2006 --- Museu Marítimo pronto a conhecer pela Internet

Espólio do Museu Marítimo estará disponível em www.museumaritimo.cm-ilhavo.pt

Até ao final do ano, o Museu Marítimo de Ílhavo disponibilizará na Internet, em www.museumaritimo.cm-ilhavo.pt, o registo fotográfico de 2800 das cerca de 8000 mil peças que compõem as colecções do espólio museológico e 47 mil documentos digitalizados.

Brevemente estarão também disponíveis online as fichas de tripulantes da frota bacalhoeira (1935-1974) e dos navios da frota bacalhoeira (1835-2005). "É uma fonte absolutamente indispensável para a história da pesca do bacalhau e um arquivo invejável que só o Museu Marítimo de Ílhavo possui", afirmou o director, Álvaro Garrido. O responsável considera esta oferta "única no país, pela dimensão e pelo programa museológico integrado".

O remodelado website, apresentado ontem, no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Museus, assume-se como o principal suporte comunicacional da dinamização e modernidade do museu. "É, agora, mais interactivo, facilita a investigação e a participação dos públicos no projecto cultural de preservação e divulgação de memórias marítimas", adiantou. Entre as novidades, destacam-se a visita virtual, o acesso às colecções e a disponibilização dos projectos de investigação. "O objectivo é que o website seja um estímulo às visitas reais", acrescentou. No ano passado, o Museu Marítimo foi visitado por 54 800 pessoas.

O inventário informático das colecções, a conservação e preservação da fotografia e a remodelação do website são os principais resultados práticos do projecto de Informatização, Digitalização e Produção de Conteúdos do Museu Marítimo de Ílhavo (INFORDICO), que está a ser desenvolvido no âmbito do programa Aveiro Digital 2003/2006. Orçado em cerca de 445 mil euros, o projecto contempla também a digitalização de mapas, a informatização dos acessos ao museu, a instalação de uma rede wireless na sala de conferências e a aquisição de equipamentos providos de linguagem para invisuais e de baixa visão.

Álvaro Garrido define este investimento como "o terceiro pilar" do processo de desenvolvimento do Museu. "A par do edifício novo, inaugurado em Outubro de 2001, e do reforço e da qualificação dos recursos humanos".

Bolsas para os arquivos

A Câmara de Ílhavo abriu, ontem, o concurso para a atribuição de duas bolsas de Investigação do Município, de periodicidade semestral, no âmbito do programa "Ílhavo Patrimónios Materiais e Imateriais", criado para estudar os arquivos do Museu Marítimo e outros vestígios escritos e não escritos relacionados com o património local. A autarquia justifica este investimento com a elevada importância patrimonial dos espólios documentais em depósito no museu, nomeadamente relacionados com a memória da pesca do bacalhau e com a multissecular ligação de Ílhavo ao mar. O projecto destina-se a licenciados em História, Antropologia e Sociologia. As bolsas, com um valor unitário de 2500 euros, vão decorrer entre 1 de Julho e 31 de Dezembro deste ano.

Fonte: Jornal de Noticias (José Carlos Sá, Fernando Timóteo) >>

[ « Anterior ]