Programa Aveiro Digital www.aveiro-digital.pt 
Linha separadora
      O Programa Aveiro Digital 2003 - 2006 é co-finaciado pelo FEDER e pelo FSE através do Programa Operacional Sociedade da Informação
Linha separadora
Separador
Indicador de item de menu Apresentação
Separador
Indicador de item de menu Projectos  
Separador
Indicador de item de menu Serviços
Separador
Indicador de item de menu Documentação
Separador
Indicador de item de menu Outros Destinos
Separador
Indicador de item de menu Contactos
Separador

Um globo inclinado, com uma grelha sobreposta. Na sua superfície está recortado um buraco de fechadura

Atalhos de acesso ao menú: ALT + Letra sublinhada

English Version     Versão Portuguesa


Visitantes: 3622420

 

[ Inicio ]
Icon Noticias  Noticias :
 
Notícia com data de 22-05-2006 --- Projecto SigRia: Murtosa: Câmara Municipal cria rede de apoio topográfico

A Câmara Municipal da Murtosa finalizou recentemente o trabalho de instalação e georeferenciação de 183 pontos de apoio topográfico, cobrindo a totalidade da área do concelho da Murtosa.

O levantamento topográfico de um terreno é uma actividade indispensável em qualquer trabalho de construção, alinhamento de extremas ou verificação de áreas. Tendo em vista a simplificação deste processo, quer para os serviços municipais, quer para os particulares, a Câmara Municipal decidiu executar uma rede de apoio topográfica.

Na prática, a utilização destes 183 pontos espalhados pelo Concelho da Murtosa, permite que os levantamentos topográficos, efectuados no terreno, possuam coordenadas geométricas correctas, permitindo igualmente a importação e manipulação destes dados nos novos softwares de Sistemas de Informação Geográfica (SIG), reduzindo o tempo necessário à concretização do trabalho de levantamento e eliminando eventuais erros.

O Projecto, que se iniciou em Janeiro, contemplou várias fases: o planeamento da rede de apoio, no gabinete técnico, recorrendo a mapas e plantas; a sinalização e marcação dos pontos no terreno; colocação físicas das placas de apoio; leitura e registo das coordenadas dos pontos, por meio de equipamento GPS de dupla frequência.

Com a concretização da rede, a Câmara Municipal poderá agora disponibilizar os dados dos pontos, nomeadamente coordenadas e cotas, às entidades que pretendam executar algum tipo de trabalho topográfico. Os dados em questão poderão ser solicitados nos Serviços Municipais e, em breve, estarão igualmente disponíveis na Internet.

Este trabalho foi executado no âmbito do Projecto SigRia, financiado pelo Programa Aveiro Digital.

Fonte: www.moliceiro.com >>

[ « Anterior ]