Programa Aveiro Digital www.aveiro-digital.pt 
Linha separadora
      O Programa Aveiro Digital 2003 - 2006 é co-finaciado pelo FEDER e pelo FSE através do Programa Operacional Sociedade da Informação
Linha separadora
Separador
Indicador de item de menu Apresentação
Separador
Indicador de item de menu Projectos  
Separador
Indicador de item de menu Serviços
Separador
Indicador de item de menu Documentação
Separador
Indicador de item de menu Outros Destinos
Separador
Indicador de item de menu Contactos
Separador

Um globo inclinado, com uma grelha sobreposta. Na sua superfície está recortado um buraco de fechadura

Atalhos de acesso ao menú: ALT + Letra sublinhada

English Version     Versão Portuguesa


Visitantes: 3628635

 

[ Inicio ]
Icon Noticias  Noticias :
 
Notícia com data de 22-06-2006 --- Projecto EIAD: Águeda Adere à Internet

Novas tecnologias ao alcance de todos
55% dos utilizadores dos Espaços Internet do Aveiro Digital (EIAD) têm entre 10 e 18 anos


O Programa Aveiro Digital está instalado em 14 das 20 freguesias do concelho de Águeda, assim como no Fórum da Juventude. Nos primeiros cinco meses de 2006, foram registados 34.784 acessos nestes espaços - onde se encontram registados mais de um milhar de utilizadores.

O programa Aveiro Digital, da responsabilidade da Associação de Municípios da Ria (AM Ria), abrange 11 municípios da região (Águeda, Albergaria-a-Velha, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Mira, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ovar, Sever do Vouga e Vagos) e é financiado pelo POSI-Programa Operacional para a Sociedade de Informação.
Lusitana Fonseca, presidente da Comissão Executiva do Aveiro Digital, considerou a SP que o programa é “um dos motores de desenvolvimento regional”.
O projecto Espaços Internet Aveiro Digital (EIAD) garante a toda a população o acesso gratuito à Internet e Tecnologias da Informação e Comunicação e oferece a oportunidade de formação básica em Tecnologias de Informação (TIC), nomeadamente aos mais velhos, desempregados, mulheres, reformados e imigrantes, promovendo a utilização de serviços da Administração Pública central e local. O preenchimento das declarações de IRS, via Internet, é disso uns dos exemplos. Em 2005 estavam em funcionamento regular 91 Espaços Internet, servindo mais de 68.000 utilizadores, com um total de mais de 400.000 horas de utilização.

Espaço Municipal aberto desde Março

O Aveiro Digital encontra-se a funcionar desde 2003. No entanto, o espaço municipal, em Águeda, está aberto apenas desde 6 de Março último. Antes encontrava-se ligado directamente ao POSI.
O EIAD Municipal de Águeda, a funcionar no Fórum da Juventude, na Casa do Castelo, tem 10 computadores e está aberto das 9 às 13 e das 14 às 18,30 horas. Aos sábados, inclusive, entre as 9 e as 13 horas.
O local dispõe de duas monitoras, que orientam e dão formação na área da informática. Fonte próxima daquele espaço garantiu a SP que “há cada vez um número maior de pessoas de uma faixa etária mais velha a frequentar o espaço, a quem explicamos o funcionamento de um computador e dos programas informáticos nele inseridos”.

Os pedidos mais solicitados são, escrever uma carta ou abrir uma conta de e-mail. Os monitores explicam “para que as pessoas tirem a ideia que um computador é um bicho-de-sete-cabeças”, disse a mesma fonte.
Os mais novos procuram este espaço de internet gratuita para conversar com amigos, sobretudo através de programas como o Messenger (MSN), chats, mas também para pesquisa para trabalhos escolares ou jogos. Os monitores admitem que das muitas crianças procuram aquele espaço, grande parte frequenta apenas para jogar e criaram um espaço alternativo apenas para esse efeito.

70% dos utilizadores são estudantes

No município de Águeda, são os estudantes os que mais procuram estes espaços, cerca de 70%. Nos primeiros cinco meses de 2006, 940 estudantes (70% dos utilizadores de Águeda) acederam à internet nos vários EIAD do concelho 26.641 vezes (77% das utilizações). A seguir aos estudantes são os empregados que mais os frequentam (18%) e os desempregados (11%). Os reformados representaram em Águeda apenas 1% dos utilizadores, mas o equivalente a 3% das utilizações.
Os utilizadores são maioritariamente masculinos (57%) e têm idades compreendidas entre os 10 e os 18 anos (55%). O grupo etário entre os 19 aos 25 anos, (15%) também é frequentador destes espaços, assim como a faixa correspondente entre os 26 aos 35 anos (12%). Com mais de 50 anos há 5% dos utilizadores.

Fonte: Soberania do Povo >>

[ « Anterior ]