Programa Aveiro Digital www.aveiro-digital.pt 
Linha separadora
      O Programa Aveiro Digital 2003 - 2006 é co-finaciado pelo FEDER e pelo FSE através do Programa Operacional Sociedade da Informação
Linha separadora
Separador
Indicador de item de menu Apresentação
Separador
Indicador de item de menu Projectos  
Separador
Indicador de item de menu Serviços
Separador
Indicador de item de menu Documentação
Separador
Indicador de item de menu Outros Destinos
Separador
Indicador de item de menu Contactos
Separador

Um globo inclinado, com uma grelha sobreposta. Na sua superfície está recortado um buraco de fechadura

Atalhos de acesso ao menú: ALT + Letra sublinhada

English Version     Versão Portuguesa


Visitantes: 3629160

 

[ Inicio ]
Icon Noticias  Noticias :
 
Notícia com data de 29-06-2006 --- Parque tecnológico de nova geração com decisões até ao fim do ano

Autarcas e empresários de Aveiro parecem definitivamente cativados pelo Parque Tecnológico de Zamudio, em Bilbau, Espanha.

Parque Tecnológico de Zamudio, Billbau.

Parque Tecnológico de Zamudio, Billbau.
Em Fevereiro do ano passado, a Associação Industrial do Distrito de Aveiro (AIDA) organizou um seminário com a presença da directora de Inovação daquela zona industrial modelo, Maria Ibarrondo.

Mais recentemente, uma comitiva da região foi a Bilbau visitar o que a cidade espanhola tem feito na promoção empresarial e o modelo de desenvolvimento surpreendeu pelos resultados positivos alcançados.

O projecto em curso para dotar Aveiro de uma Zona Industrial de Nova Geração (ZING) foi, por isso, reforçado pelas entidades promotoras: AIDA e Associação dos Municípios da Ria (AMRIA).

Após diversos estudos já realizados no âmbito do projecto Geoinvest, que é comparticipado pelo programa Aveiro Digital, foi decidido dar mais alguns passos.

"Os municípios vão continuar a desenvolver a parceria institucional com a AIDA e com a Universidade de Aveiro (UA)", anunciou Ribau Esteves, presidente da AMRIA.

"Queremos materializar uma política de desenvolvimento local e regional na qual as novas tecnologias e a sociedade do conhecimento terão um papel relevante", acrescentou o edil de Ílhavo.

As Câmaras reuniram recentemente com os técnicos da UA para analisar os resultados da visita ao Parque Tecnológico de Zamudio, que é considerado "um dos melhores exemplos na Europa" nesta área.

De Bilbau, a comitiva trouxe "ensinamentos relevantes" para adoptar uma política que leve à concretização de um conceito idêntico na região.

Existem boas perspectivas que o projecto venha a ser contemplado com verbas do Quadro de Referência Estratégico Nacional (CREN) 2007-2013.

"Os estudos vão continuar, perspectivamos terminar a 15 de Novembro deste ano", adiantou Ribau Esteves.

As autarquias estão disponíveis para avançar com o planeamento do projecto e posterior concretização. Até lá, será necessário tomar decisões importantes, nomeadamente o modelo de funcionamento e gestão, bem como a localização do parque que "pode ser mono ou policentralizado".

Fonte: www.noticiasdeaveiro.pt >>

[ « Anterior ]