Programa Aveiro Digital www.aveiro-digital.pt 
Linha separadora
      O Programa Aveiro Digital 2003 - 2006 é co-finaciado pelo FEDER e pelo FSE através do Programa Operacional Sociedade da Informação
Linha separadora
Separador
Indicador de item de menu Apresentação
Separador
Indicador de item de menu Projectos  
Separador
Indicador de item de menu Serviços
Separador
Indicador de item de menu Documentação
Separador
Indicador de item de menu Outros Destinos
Separador
Indicador de item de menu Contactos
Separador

Um globo inclinado, com uma grelha sobreposta. Na sua superfície está recortado um buraco de fechadura

Atalhos de acesso ao menú: ALT + Letra sublinhada

English Version     Versão Portuguesa


Visitantes: 3628603

 

[ Inicio ]
Icon Noticias  Noticias :
 
Notícia com data de 21-07-2006 --- Projecto SAL On-Line "alimenta" autarquias

A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, entidade gestora do projecto de Serviços Autárquicos Locais (SAL) On-Line que está a ser desenvolvido com as autarquias de Aveiro, Mira, Murtosa e Ovar, (entidades beneficiárias), deslocou-se a Évora, onde o vereador Licínio Pimenta apresentou este projecto, integrado no III Work-shop da Microsoft para as Cidades e Regiões Digitais que, decorreu no dia 6 de Julho.


"O convite surgiu inserido nos vários programas existentes a nível de cidades e regiões digitais, são projectos desenvolvidos no âmbito das autarquias, onde o município de Albergaria-a-Velha partilhou experiências com Abrantes e Pombal", explica Licínio Pimenta.
Estes foram os três projectos apresentados, sendo vistos como "exemplos de boas práticas", marcando a diferença pela nova forma de relacionamento entre o poder local e os muní-cipes: Tornar os serviços autárquicos mais eficientes, disponibilizando-os aos munícipes através da Internet e Intranet. Licínio Pimenta foi acompa-nhado por dois técnicos da Associação Informática da Região Centro (AIRC) que "constroem as plataformas de software que dão suporte ao projecto".

"Somos um projecto modelo e temos cumprido com a planificação, ao nível de execução. Está tudo concebido e, neste momento, estamos a criar bases de dados e em Setembro o site estará disponível, com uma base comum a estas cinco autarquias (Albergaria-a-Velha, Aveiro, Mira, Murtosa e Ovar), pelo que a estrutura do site é praticamente uniforme", realça Licínio Pimenta.
As vantagens do projecto SAL On-Line são variadas. "Vamos ter um site de serviços ao dispor dos munícipes para que possamos relacionarmo-nos. Daí a criação da Intranet, onde aproveitámos para reorganizar os serviços internos, traduzindo-se num primeiro teste antes de lançarmos o site da Internet", afirma o vereador.

Para além disso, pretende simplificar e uniformizar os processos destas cinco autarquias, tornando-as mais eficientes e eficazes, disponibilizando-os aos munícipes. Os serviços vão surgindo gradualmente e, alguns deles podem ser resolvidos exclusivamente via Internet ou, no caso de necessitarem de se deslocar à autarquia "que o façam apenas uma vez".
O balanço do III Workshop da Microsoft para as Cidades e Regiões Digitais não podia ter sido melhor. "Todos os projectos apresentados têm aspectos positivos a atingir, beneficiando os munícipes de todo o país", rematando ainda: "Pretendemos me-lhorar e as trocas de experiência são sempre positivas".

Novas tecnologias na relação entre munícipe e autarquia
Consultar actas, processos, plantas, editais, preencher formulários e requerimentos, bem como um espaço de debate on-line são alguns dos serviços que vão estar à disposição dos munícipes destes cinco concelhos, à distância de um simples "clique" e no conforto do lar. Um processo personalizado e seguro que, garante um serviço autárquico mais simples, eficaz e com qualidade, reduzindo o tempo de resposta entre autarquia e munícipe.

O projecto SAL On-Line, inserido no Programa Aveiro-Digital, teve início em Janeiro de 2004 e ficará implementado até Dezembro de 2006. O projecto envolve dois concentradores de ser-viços: a Intranet e a Internet. A Intranet é destinada aos colaboradores e executivo da autarquia. A Internet é destinada aos munícipes, empresas, juntas de freguesia, associações culturais, desportivas, sociais e recreativas. Até à data, as autarquias apetrecharam os diversos serviços com 210 computadores, qualificaram os recursos humanos e motivaram os colaboradores para a mudança de processos.

Fonte: Jornal Litoral Centro (Sandra Pinho) >>


[ « Anterior ]