Programa Aveiro Digital www.aveiro-digital.pt 
Linha separadora
      O Programa Aveiro Digital 2003 - 2006 é co-finaciado pelo FEDER e pelo FSE através do Programa Operacional Sociedade da Informação
Linha separadora
Separador
Indicador de item de menu Apresentação
Separador
Indicador de item de menu Projectos  
Separador
Indicador de item de menu Serviços
Separador
Indicador de item de menu Documentação
Separador
Indicador de item de menu Outros Destinos
Separador
Indicador de item de menu Contactos
Separador

Um globo inclinado, com uma grelha sobreposta. Na sua superfície está recortado um buraco de fechadura

Atalhos de acesso ao menú: ALT + Letra sublinhada

English Version     Versão Portuguesa


Visitantes: 3628579

 

[ Inicio ]
Icon Noticias  Noticias :
 
Notícia com data de 11-08-2006 --- Projecto RDSR: Consultas de cardiologia à distância

O Centro de Saúde de Aveiro iniciou ontem a prestação de serviços de telediagnóstico e de teleconsulta, permitindo o acesso à distância do utente a um especialista em cardiologia.
Naquele serviço agora prestado, o utente está acompanhado do seu médico de família e em contacto com o médico especialista, que se encontra no Hospital Infante D. Pedro de Aveiro.

São trocados dados, o historial clínico e são «tiradas dúvidas que suscitaram o pedido de consulta, referenciado pelo médico de família», segundo o director do Centro de Saúde, João Terrível. «Não há dúvida nenhuma que a utilização das novas tecnologias de comunicação são uma mais valia já testado noutros locais e esperamos que a lista de espera e o acesso aos cuidados de saúde seja facilitada desta forma», afirma.

O novo serviço tem o efeito de reduzir a lista de espera, no Hospital de Aveiro, para aquela especialidade, quando «não há resposta para as consultas de cardiologia, ou não há ou é muito difícil», diz João Terrível. O novo sistema torna «a consulta mais acessível interacção é maior, é mais eficaz», diz o director, que já conclui que «na maioria dos casos a satisfação é plena».
O novo serviço integra o Projecto RDSR (Rede Digital de Saúde da RIA), surge como resultado directo de uma candidatura ao Programa Aveiro Digital, criado em Dezembro de 2003.

O projecto é executado pela Sub-Região de Saúde de Aveiro e envolve oito hospitais dos distritos de Aveiro e Coimbra e 13 centros de saúde e visa implementar serviços de telediagnóstico e de teleconsulta nesses hospitais e centros de saúde dos concelhos da Associação de Municípios da Ria.
Segundo a Sub-Região de saúde, «os objectivos primordiais da Rede Digital de Saúde da RIA, com um orçamento de 853.913 euros, são a melhoria da prestação de cuidados de saúde aos utentes, a diminuição das assimetrias no acesso aos cuidados e a humanização de serviços».

Fonte: Diário de Aveiro >>


[ « Anterior ]