"Saudenet" ao Serviço dos Utentes
Os utentes do Hospital Distrital de Aveiro (HDA) vão dispor, a partir da próxima semana, de quatro monitores informativos instalados nas salas de espera do Serviço de Urgência. Trata-se do projecto "Saudenet", uma parceria entre o hospital, a Sub-Região de Saúde de Aveiro, a PT Inovação, o Instituto de Gestão Financeira e Informática do Ministério da Saúde e a Universidade de Aveiro, no âmbito do Programa Aveiro Cidade Digital.
Em fase de demonstração a partir da próxima segunda-feira, data de início da Semana da Saúde, o Saudenet tem como objectivo fundamental estabelecer uma infra-estrutura de comunicação entre os prestadores dos cuidados de saúde e os cidadãos. É de acordo com este princípio que "a tecnologia implantada no banco de urgência vai servir três conteúdos informativos fundamentais: questões administrativas e funcionais, área clínica e informação recreativa", explicou ontem, em conferência de imprensa, Rui de Brito, director do HDA.
Segundo o responsável, a partir dos monitores instalados, os utentes da unidade hospitalar vão poder ter acesso a informação tão diversa como horários do SAP (Serviço de Atendimento Permanente) e tempos de espera para atendimento, calendários de vacinação ou recomendações sobre determinados cuidados de saúde. Os momentos recreativos são também uma aposta do projecto, especialmente destinada "às pessoas que aguardam o atendimento médico".
Em demonstração nas salas do Serviço de Urgência do hospital, o Saudenet "deverá posteriormente estender-se a outras áreas de espera", avançou ao PÚBLICO o coordenador do projecto. De acordo com César Telmo Costa, a iniciativa passa igualmente pela "formação de 200 funcionários que vão trabalhar com os equipamentos", foi iniciada há dois anos e implica um orçamento de 52 mil contos. O "software" utilizado foi fornecido pelo projecto Rota das Índias, também incluído no programa Aveiro Cidade Digital.
FONTE: Público - Por Patrícia Coelho Moreira