Programa Aveiro Digital www.aveiro-digital.pt 
Linha separadora
      O Programa Aveiro Digital 2003 - 2006 é co-finaciado pelo FEDER e pelo FSE através do Programa Operacional Sociedade da Informação
Linha separadora
Separador
Indicador de item de menu Apresentação
Separador
Indicador de item de menu Projectos  
Separador
Indicador de item de menu Serviços
Separador
Indicador de item de menu Documentação
Separador
Indicador de item de menu Outros Destinos
Separador
Indicador de item de menu Contactos
Separador

Um globo inclinado, com uma grelha sobreposta. Na sua superfície está recortado um buraco de fechadura

Atalhos de acesso ao menú: ALT + Letra sublinhada

English Version     Versão Portuguesa


Visitantes: 3629009

 

[ Inicio ]
Icon Noticias  Noticias :
 
Notícia com data de 16-09-2006 --- Ílhavo apresenta projectos exclusivos

A Câmara Municipal de Ílhavo apresentou, no âmbito do «Dia Aberto - Município Digital», os projectos em que está envolvida no âmbito do Programa Aveiro Digital, nos quais investiu um valor total de 5.518.287 euros, com destaque para aqueles que são exclusivos do seu território. A saber: o INFORDICO e o e-CMEI.
O primeiro é o projecto exclusivo da Câmara Municipal de Ílhavo, em aplicação no Museu Marítimo de Ílhavo e visa a informatização e digitalização de conteúdos do museu. Este projecto irá favorecer a divulgação do Museu quer nacional quer internacionalmente, pois permitirá a todas as pessoas acederem via «web» ao seu espólio. Existe também o objectivo, já cumprido, neste projecto, de promover a boa acessibilidade ao museu a pessoas com deficiência, nomeadamente invisuais.

Quanto ao e-CMEI, trata-se de outro projecto exclusivo da Câmara Municipal de Ílhavo em que se pretende aplicar as tecnologias da informação e da comunicação ao funcionamento do Conselho Municipal de Educação, com vista a incrementar o envolvimento dos seus agentes e alargar a sua participação a toda a comunidade. Este projecto assentará num Portal Web e já permitiu também afectar meios informáticos - computadores, impressoras e acesso à Internet - a todos os jardins de infância do concelho.
A autarquia ilhavense não deixou créditos por mãos alheias, já que, além de ser uma entidade beneficiária, é também gestora, dado o facto de presidir à Associação de Municípios da Ria (AMRia) e de integrar a Comissão Executiva do Programa Aveiro Digital.

Assim, o sítio na Internet do município já disponibiliza dados referentes ao SIGRia e ao SICAVIM, um projecto liderado pela Câmara Municipal de Mira, do qual Ílhavo e Vagos são parceiros. Este projecto visa a implementação de um Sistema de Informação Cadastral para os concelhos envolvidos, articulando com as Repartições de Finanças, Conservatórias de Registo e Serviços Notariais a criação de metodologias para a sua conservação permanente.
Outra parceria entre três câmaras municipais (Águeda, Ílhavo e Estarreja) resultou no AEI, projecto que assenta no desenvolvimento e modernização dos serviços prestados pelos concelhos envolvidos. Destacam-se nesses serviços a implementação de uma Intranet, um Portal Web de serviços ao cidadão e a «webização» das aplicações informáticas já existentes.

Segurança e ambiente

Ílhavo associou-se também ao Ambi-Ria que consiste em permitir a recolha e divulgação de parâmetros ambientais, a produção de planos municipais do ambiente e a sua publicação na Internet, enquanto que para melhorar a componente operacional de segurança e protecção civil, através da produção de planos municipais de segurança e emergência e a sua divulgação na Internet, a autarquia ilhavense vai utilizar o Secur-Ria.
Mas a aposta ilhavense no ciberespaço passa também por lançar mão de projectos de outras áreas de intervenção, como o PIAR, projecto liderado pela Terra Nova - Cooperativa de Radiodifusão, em parceria com três Municípios: Ílhavo, Aveiro e Estarreja. Este projecto consiste em disponibilizar informação útil ao cidadão, através de painéis luminosos instalados nos três concelhos. Em Ílhavo estão disponibilizados 10 painéis num total de 27. A Câmara Municipal de Ílhavo está também envolvida, através da AMRia, em dois projectos com a Associação Industrial do Distrito de Aveiro: o GEO–Marketing e o GEO–Invest, que estudam a definição de localizações de Zonas Industriais de Nova Geração.

Fonte: Diário de Aveiro (Luis Ventura)  >>


[ « Anterior ]