|
|
[ Inicio ]
|
|
Noticias : |
|
|
Notícia com data de 21-09-2006 --- Autarquia lança um novo site de serviços |
A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha lançou, na passada quarta-feira, dia 13 de Setembro, o seu novo site de serviços que pode ser visitado em
www.cm-albergaria.pt .
A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha lançou, na passada quarta-feira, dia 13 de Setembro, o seu novo site de serviços que pode ser visitado em www.cm-albergaria.pt . Esta nova ferramenta pretende tornar os serviços autárquicos mais eficientes, eficazes, simplificando e reduzindo o tempo de resposta na relação entre a autarquia e o munícipe.
Ao aceder a este sítio, os munícipes podem consultar vários processos: publicidade, cartões de feirante, espaços, máquinas de diversão e obras particulares. Estão ainda disponíveis diversos regulamentos, referentes a ascensores, licenciamentos diversos, cemitério municipal, venda ambulante, transportes em táxi e regulamento dos períodos de abertura e funcionamento dos estabelecimentos de venda ao público e de prestação de serviços.
O site é de circulação livre, no entanto, todos os interessados em aceder às actas de da Câmara Municipal e da Assembleia devem efectuar o seu registo. Existe ainda um espaço para receber reclamações ou sugestões.
“O lançamento deste novo site não se trata de uma operação de cosmética e design mas sim o resultado de um verdadeiro processo de modernização administrativa e a sua consequente simplificação” salientou João Agostinho, presidente da Câmara Municipal.
Um trabalho que tem sido apontado como exemplo de boas práticas, a nível nacional. “Prova disso são os vários convites que temos recebido para apresentar o nosso modelo de intranet em várias autarquias ou regiões digitais, como foi o caso recente do convite da Microsoft para um seminário na Universidade de Évora”, sublinhou.
Com este novo serviço, “os munícipes vão poder resolver muitas situações em casa e a qualquer hora, não tendo de deslocar-se ou perder tempo de trabalho e, se o tiver de fazer que
seja uma só vez”. O autarca salientou ainda que "ainda há muito a fazer ou a corrigir, pois há sempre alterações legislativas a fazer, processos a rever, procedimentos a alterar, tecnologia mais avançada para introduzir", finalizou.
José Marques, director-geral da AIRC, apontou o concelho de Albergaria-a-Velha como “um bom exemplo, a nível nacional”. Por seu turno, Lusitana Fonseca, gestora do Projecto Aveiro Digital, evidenciou: “Este é um caso que nos faz orgulhar, não só a nível nacional mas também internacional. É um exemplo em como podemos aplicar bem o dinheiro investido”.
Dia aberto à comunidade
A autarquia promoveu ainda o dia aberto “Albergaria - Município Digital”, uma iniciativa onde os munícipes foram convidados a conhecer todos os projectos existentes no âmbito do programa Aveiro Digital. Durante todo o dia, as pessoas tinham à sua disposição três balcões virtuais: Secretaria de Obras Particulares, Secretaria-geral e Sistema de Informação Geográfica (SIG).
Os visitantes puderam consultar diversos serviços, como por exemplo, processos de obras, visualização de plantas de localização, download de formulários/modelos e a submissão on-line de documentos. “O balcão virtual da Secretaria de Obras Particulares foi o que teve mais procura visto que, durante este dia aberto, a emissão de antas de localização foi gratuita”, explicou Licínio Pimenta.
Para além disso, todos os interessados puderam fazer a sua Certificação em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). “Até à data, já certificámos um total de 985 pessoas, pelo que vamos atingir, rapidamente, o compromisso assumido com o Aveiro Digital, de realizar 1000 certificações até Dezembro deste ano”, terminou o vereador.
Fonte: www.litoralcentro.pt (Sandra Pinho)
>>
|
[ « Anterior ] |
|
|
|