Programa Aveiro Digital www.aveiro-digital.pt 
Linha separadora
      O Programa Aveiro Digital 2003 - 2006 é co-finaciado pelo FEDER e pelo FSE através do Programa Operacional Sociedade da Informação
Linha separadora
Separador
Indicador de item de menu Apresentação
Separador
Indicador de item de menu Projectos  
Separador
Indicador de item de menu Serviços
Separador
Indicador de item de menu Documentação
Separador
Indicador de item de menu Outros Destinos
Separador
Indicador de item de menu Contactos
Separador

Um globo inclinado, com uma grelha sobreposta. Na sua superfície está recortado um buraco de fechadura

Atalhos de acesso ao menú: ALT + Letra sublinhada

English Version     Versão Portuguesa


Visitantes: 3622771

 

[ Inicio ]
Icon Noticias  Noticias :
 
Notícia com data de 09-04-2007 --- Projecto “RTS – Rede Telemática da Saúde” na conferência eHealth 2007

No âmbito da presidência alemã da CE será realizado em Berlim, nos próximos dias 17 a 19 de Abril, a conferência “eHealth 2007(www.ehealth2007.de)” cuja abertura será efectuada pela ministra alemã da saúde Ula Schmidt.

A Universidade de Aveiro (UA) foi convidada para apresentar um dos seus projectos – Projecto RTS - nesta conferência de alto nível e, segundo a última versão do programa oficial, será a única presença portuguesa para além da representação do ministério da saúde a cargo da Secretária de Estado Cármen Pignatelli. O projecto RTS foi desenvolvido no âmbito do Programa Aveiro Digital (www.aveiro-digital.pt), financiado pelos Fundos FEDER/FSE da EU, através do POSI.

O projecto “RTS – Rede Telemática da Saúde” (www.rtsaude.org) visa agilizar a comunicação clínica entre profissionais de saúde e destes com os cidadãos ao nível regional através duma plataforma informática distribuída e acessível por tecnologia web. Esta plataforma permite a utilizadores clínicos e devidamente autorizados aceder a um “Processo Clínico Regional Resumido” dos utentes que é obtido automaticamente a partir do acesso integrado às aplicações informáticas em utilização nas diferentes instituições de saúde envolvidas. Este acesso é garantido por tecnologia “made in UA” que tem vindo a ser desenvolvida há mais de 5 anos pelo IEETA (www.ieeta.pt) chamada “Healthcare Integration Engine for Telematic Applications - HIETA”. A RTS oferece ainda mecanismos de comunicação electrónica entre profissionais e entre estes e os utentes assim como agilização de diversas requisições de serviços, como as consultas de especialidades ou a renovação do receituário sem necessidade de deslocação do cidadão ao Centro de Saúde.

O projecto está neste momento em utilização de teste envolvendo dois hospitais (Hosp. Infante D. Pedro, Aveiro e Hosp. de Águeda) e 6 centros de saúde da região de Aveiro. Foi já ministrada formação a 291 profissionais (essencialmente médicos e enfermeiros) e mais de 350 profissionais já requisitaram acesso à plataforma informática. Durante 2007 prevê-se o envolvimento progressivo dos 19 centros de saúde da região de Aveiro e a integração de outros hospitais da região, nomeadamente o Hospital S. Sebastião, em S. M. da Feira, correspondendo a um universo de mais de 350 000 habitantes e cerca de 1500 profissionais de saúde.

Fonte: Universidade de Aveiro >>

[ « Anterior ]