Programa Aveiro Digital www.aveiro-digital.pt 
Linha separadora
      O Programa Aveiro Digital 2003 - 2006 é co-finaciado pelo FEDER e pelo FSE através do Programa Operacional Sociedade da Informação
Linha separadora
Separador
Indicador de item de menu Apresentação
Separador
Indicador de item de menu Projectos  
Separador
Indicador de item de menu Serviços
Separador
Indicador de item de menu Documentação
Separador
Indicador de item de menu Outros Destinos
Separador
Indicador de item de menu Contactos
Separador

Um globo inclinado, com uma grelha sobreposta. Na sua superfície está recortado um buraco de fechadura

Atalhos de acesso ao menú: ALT + Letra sublinhada

English Version     Versão Portuguesa


Visitantes: 3622805

 

[ Inicio ]
Icon Noticias  Noticias :
 
Notícia com data de 27-05-2007 --- Projecto MUSEAVE: Era uma vez em Aveiro

Era uma vez em Aveiro

O site www.eraumavezemaveiro.com  tem apresentação marcada para esta terça-feira, 29 de Maio, às 14:30h, na Igreja de Jesus, do Museu de Aveiro.

O site é o resultado do Projecto MUSEAVE, desenvolvido entre Fevereiro de 2005 e Dezembro de 2006, que resultou de uma candidatura ao Programa Aveiro Digital 2003/2006, inserido no eixo prioritário do Portugal Digital/ Cidades Digitais contemplado no POSI.
O Projecto teve como Entidade Beneficiária Principal o Instituto Português de Museus – Museu de Aveiro e Entidades Beneficiárias: a Câmara Municipal de Aveiro, Câmara Municipal de Oliveira do Bairro e Câmara Municipal de Vagos.

O Projecto MUSEAVE, faz a «contextualização histórica da origem do Museu de Aveiro, a importância da ria e do sal, os materiais de construção do edifício, a vivência conventual, apresenta os espaços, equipamentos do Museu de Aveiro e das entidades participantes como o Ecomuseu e Casa Museu de Requeixo – Câmara Municipal de Aveiro, freguesia de Ouca – Câmara Municipal de Vagos e o Museu S. Pedro da Palhaça – Câmara Municipal de Oliveira do Bairro.

«Pretendeu-se cruzar o saber acumulado e a herança patrimonial local, criando uma aplicação digital que explorasse conteúdos museológicos e patrimoniais de forma lúdica, para uma faixa etária dos 8 aos 12 anos, que sirva de ferramenta pedagógica, recreativa e instrutiva, acessível via Internet, funcionando de uma forma optimizadora e inovadora», segundo um comunicado. O site inclui os módulos «uma visita virtual aos sécs . XV e XVI, intitulada “Aveiro e o Convento no tempo da Princesa Joana”, na qual personagens dão a conhecer a vida no convento de Jesus e as suas relações com os territórios que o sustentavam, nomeadamente a Quinta de Ouca (Vagos), o Casal de Requeixo, as Salinas e S. Pedro da Palhaça.

Entre as personagens destacam-se a Princesa Joana, D. Brites Leitoa, nobre fundadora do convento, o navegador D. João Afonso de Aveiro, entre outras. O módulo “Saber Mais”, destinado a aprofundar conhecimentos sobre personagens, localidades, edificações, lendas, tradições, e acervos museológicos dos três concelhos participantes no projecto, podendo constituir um precioso auxílio para a elaboração de trabalhos escolares. O módulo do “Fórum”, pretende ser um espaço de discussão e de troca de ideias, onde as crianças poderão descobrir novos amigos, locais a visitar, etc.

Fonte: Online News >>


[ « Anterior ]