Programa Aveiro Digital www.aveiro-digital.pt 
Linha separadora
      O Programa Aveiro Digital 2003 - 2006 é co-finaciado pelo FEDER e pelo FSE através do Programa Operacional Sociedade da Informação
Linha separadora
Separador
Indicador de item de menu Apresentação
Separador
Indicador de item de menu Projectos  
Separador
Indicador de item de menu Serviços
Separador
Indicador de item de menu Documentação
Separador
Indicador de item de menu Outros Destinos
Separador
Indicador de item de menu Contactos
Separador

Um globo inclinado, com uma grelha sobreposta. Na sua superfície está recortado um buraco de fechadura

Atalhos de acesso ao menú: ALT + Letra sublinhada

English Version     Versão Portuguesa


Visitantes: 3622365

 

[ Inicio ]
Icon Noticias  Noticias :
 
Notícia com data de 24-07-2000 --- Orquestra lança sinfonia interactiva

Aveiro, 24 / 07 / 2000 - Ouvir a 40ª Sinfonia de Mozart retirando ou acrescentando instrumentos, ou consultar uma "galeria de instrumentos da orquestra", com a descrição e o som de cada um são algumas das novidades do CD-Rom multimédia da Orquestra Filarmonia das Beiras.

O CD-Rom vai estar disponível em Setembro e foi criado no âmbito do projecto Orquital, que tem como objectivo divulgar a cultura musical e fomentar o seu alcance de forma mais flexível e interactiva.

O projecto inserido no programa "Aveiro Cidade Digital" em candidatura conjunta da Associação Musical das Beiras, que tutela a orquestra, e da Universidade de Aveiro, "está na fase de conclusão", referiu o director executivo da Orquestra, Virgílio Nogueira.

"A melodia de Mozart foi escolhida por ser uma obra agradável e conhecida do público", adiantou Virgílio Nogueira, acrescentando que o primeiro andamento foi alvo de maior atenção para permitir a audição personalizada de cada instrumento, o que é "inédito".

Segundo Virgílio Nogueira, o CD-Rom irá conter um texto explicativo da obra e a partitura dirigida "ao público mais conhecedor", um jogo do tipo "Trivial" com perguntas na área da música, e um mapa histórico com a evolução da música.

"O projecto é inovador e está feito de uma forma bastante científica", considerou Virgílio Nogueira, sublinhando que o CD-Rom poderá ser comercializado por uma editora que venha a mostrar-se interessada.

O projecto Orquital contempla ainda a elaboração de um "site" na Internet, que também estará disponível em Setembro.

Além do conteúdo do CD-Rom, o "site" da Orquestra das Beiras irá permitir aos utilizadores assistir a transmissões de concertos que a Orquestra venha a realizar na Universidade de Aveiro, referiu Virgílio Nogueira.

"Numa segunda candidatura, gostaríamos de avançar com um canal temático de música no âmbito da televisão digital", adiantou.

FONTE: LUSA ( ver notícia )


[ « Anterior ]