Aveiro, 24 / 07 / 2000 - Ouvir a 40ª Sinfonia de Mozart retirando ou acrescentando instrumentos, ou consultar uma "galeria de instrumentos da orquestra", com a descrição e o som de cada um são algumas das novidades do CD-Rom multimédia da Orquestra Filarmonia das Beiras.
O CD-Rom vai estar disponível em Setembro e foi criado no âmbito do projecto Orquital, que tem como objectivo divulgar a cultura musical e fomentar o seu alcance de forma mais flexível e interactiva.
O projecto inserido no programa "Aveiro Cidade Digital" em candidatura conjunta da Associação Musical das Beiras, que tutela a orquestra, e da Universidade de Aveiro, "está na fase de conclusão", referiu o director executivo da Orquestra, Virgílio Nogueira.
"A melodia de Mozart foi escolhida por ser uma obra agradável e conhecida do público", adiantou Virgílio Nogueira, acrescentando que o primeiro andamento foi alvo de maior atenção para permitir a audição personalizada de cada instrumento, o que é "inédito".
Segundo Virgílio Nogueira, o CD-Rom irá conter um texto explicativo da obra e a partitura dirigida "ao público mais conhecedor", um jogo do tipo "Trivial" com perguntas na área da música, e um mapa histórico com a evolução da música.
"O projecto é inovador e está feito de uma forma bastante científica", considerou Virgílio Nogueira, sublinhando que o CD-Rom poderá ser comercializado por uma editora que venha a mostrar-se interessada.
O projecto Orquital contempla ainda a elaboração de um "site" na Internet, que também estará disponível em Setembro.
Além do conteúdo do CD-Rom, o "site" da Orquestra das Beiras irá permitir aos utilizadores assistir a transmissões de concertos que a Orquestra venha a realizar na Universidade de Aveiro, referiu Virgílio Nogueira.
"Numa segunda candidatura, gostaríamos de avançar com um canal temático de música no âmbito da televisão digital", adiantou.
FONTE: LUSA ( ver notícia )