O projecto piloto chama-se «Smart TV», está a ser desenvolvido pela empresa «InterTv» e surge no âmbito do programa Aveiro Cidade Digital. O teste à televisão do futuro arranca no final de 2000 e durará um ano, disse ao Diário Económico Fernandes Thomaz, um dos sócios da InterTv.
«O serviço está pronto. O único impeditivo para que ainda não esteja instalado é a recepção das “set-top-box’s” que ainda não foram entregues, mas que já estão negociadas», explicou o sócio da empresa.
De qualquer forma, amostragem do tipo de cliente da CaboVisão, empresa operadora de televisão por cabo, em Aveiro, e parceira da «InterTv», contará comdiferentes classes socio-económicas, utilizadores de televisão e Internet.
Os conteúdos são fornecidos, em plataforma «Liberat», de hora a hora, pela Ciber-Guia, uma empresa, também de Aveiro, na qual a PME Capital recentemente entrou como parceira.
Fernandes Thomaz admite estar a ser equacionada a possibilidade da «InterTv» apresentar-se a potenciais investidores por forma a desenvolver ainda mais a estrutura e o trabalho da empresa. Também não está de fora a hipótese de virem a cooperar com instituições de ensino tecnológico (universidades, politécnicos).
A realidade da televisão do futuro está, portanto, bem próxima.
FONTE: Notícias de Aveiro ( ver notícia )