Programa Aveiro Digital www.aveiro-digital.pt 
Linha separadora
      O Programa Aveiro Digital 2003 - 2006 é co-finaciado pelo FEDER e pelo FSE através do Programa Operacional Sociedade da Informação
Linha separadora
Separador
Indicador de item de menu Apresentação
Separador
Indicador de item de menu Projectos  
Separador
Indicador de item de menu Serviços
Separador
Indicador de item de menu Documentação
Separador
Indicador de item de menu Outros Destinos
Separador
Indicador de item de menu Contactos
Separador

Um globo inclinado, com uma grelha sobreposta. Na sua superfície está recortado um buraco de fechadura

Atalhos de acesso ao menú: ALT + Letra sublinhada

English Version     Versão Portuguesa


Visitantes: 3622719

 

[ Inicio ]
Icon Noticias  Noticias :
 
Notícia com data de 07-11-2000 --- Família e escola unidas pela Internet

Pais, professores e alunos de Aveiro já não precisam de ir à escola para ensinarem, aprenderem ou saberem informações sobre o percurso escolar dos mais novos. Agora, basta um computador ligado à Internet e a comunidade educativa junta-se, mesmo que cada um dos parceiros esteja confortavelmente instalado em sua casa.

Esta é uma das facilidades concedidas pelo projecto Tic-Tac, que abrange 150 famílias e 60 professores de seis escolas do concelho de Aveiro. Trata-se de um dos projectos do programa «Aveiro Cidade Digital» na área da educação. «A população Tic-Tac é uma das maiores da cidade-digital», revelou Lusitana Fonseca, da Portugal Telecom (PT) Inovação.

A confidencialidade da informação trocada entre, por exemplo, um encarregado de educação e um director de turma ou entre professores da mesma disciplina de várias escolas é garantida através de mecanismos técnicos.

Desta forma, a comunicação não é visível para ninguém a não ser os próprios, explicou Lusitana Fonseca. Os alunos podem ainda tirar dúvidas com os professores ou com os colegas através deste site. O projecto está actualmente em fase de validação e terminará em Julho de 2001. A confirmar-se a sua validade, poderá vir a ser alargado a todas as escolas e famílias do país. Nesta fase, os parceiros são a Direcção Regional de Educação do Centro, o Centro de Formação de Professores José Pereira Tavares e a PT Inovação.

As potencialidades deste e de outros projectos na mesma área, que visam colocar as novas tecnologias da informação ao serviço da comunidade educativa, desde o pré-escolar ao ensino universitário, podem ser apreciadas durante a série de iniciativas que vão ter lugar durante a semana temática e que incluem, entre outras acções, sessões de demonstração dos projectos que decorrem nas escolas e instituições abrangidas.

Um seminário, agendado para hoje, na Universidade de Aveiro, vai servir para o debate do contributo dos vários projectos para a construção da comunidade educativa de Aveiro.

FONTE: Jornal de Notícias - Por Susana Borges


[ « Anterior ]