Pais, professores e alunos de Aveiro já não precisam de ir à escola para ensinarem, aprenderem ou saberem informações sobre o percurso escolar dos mais novos. Agora, basta um computador ligado à Internet e a comunidade educativa junta-se, mesmo que cada um dos parceiros esteja confortavelmente instalado em sua casa.
Esta é uma das facilidades concedidas pelo projecto Tic-Tac, que abrange 150 famílias e 60 professores de seis escolas do concelho de Aveiro. Trata-se de um dos projectos do programa «Aveiro Cidade Digital» na área da educação. «A população Tic-Tac é uma das maiores da cidade-digital», revelou Lusitana Fonseca, da Portugal Telecom (PT) Inovação.
A confidencialidade da informação trocada entre, por exemplo, um encarregado de educação e um director de turma ou entre professores da mesma disciplina de várias escolas é garantida através de mecanismos técnicos.
Desta forma, a comunicação não é visível para ninguém a não ser os próprios, explicou Lusitana Fonseca. Os alunos podem ainda tirar dúvidas com os professores ou com os colegas através deste site. O projecto está actualmente em fase de validação e terminará em Julho de 2001. A confirmar-se a sua validade, poderá vir a ser alargado a todas as escolas e famílias do país. Nesta fase, os parceiros são a Direcção Regional de Educação do Centro, o Centro de Formação de Professores José Pereira Tavares e a PT Inovação.
As potencialidades deste e de outros projectos na mesma área, que visam colocar as novas tecnologias da informação ao serviço da comunidade educativa, desde o pré-escolar ao ensino universitário, podem ser apreciadas durante a série de iniciativas que vão ter lugar durante a semana temática e que incluem, entre outras acções, sessões de demonstração dos projectos que decorrem nas escolas e instituições abrangidas.
Um seminário, agendado para hoje, na Universidade de Aveiro, vai servir para o debate do contributo dos vários projectos para a construção da comunidade educativa de Aveiro.
FONTE: Jornal de Notícias - Por Susana Borges