Videoconferência evita deslocações dos munícipes aos serviços camarários para tirar informações
Em breve, quem residir nas freguesias mais afastadas da sede do município vai deixar de ter que se deslocar à Câmara de Aveiro para entregar requerimentos ou consultar os seus processos. Basta dirigir-se à sua junta de freguesia e, através de um posto de atendimento remoto, tratar dos seus assuntos.
A novidade vai ser possível graças ao Sistema Integrado de Gestão de Informação Municipal (SIGIM), um dos projectos do programa Aveiro-Cidade Digital, ao abrigo do qual serão instalados três postos em freguesias, ligados a um posto central, nos Paços do Concelho, através da videoconferência.
Esclarecer dúvidas
Os utentes poderão esclarecer dúvidas com um funcionário camarário, entregar requerimentos e enviar documentos sem ter que ir à Câmara.
Outra das vantagens da videoconferência é permitir reuniões de trabalho não presenciais, tornando possível a um presidente de junta reunir com um membro da Câmara ou com outro presidente de junta sem sair da sua freguesia.
O SIGIM permite ainda aos munícipes ou gabinetes técnicos consultar, através da Internet, o andamento dos seus processos.
Assim, qualquer utente saberá, em qualquer momento, em que serviço se encontra o seu processo, qual foi a última informação técnica dada ou quais as licenças que já foram emitidas.
Cartografia
A gestão e arquivo documental em formato digital são outras inovações deste projecto, que irá facilitar o relacionamento entre os serviços autárquicos e os munícipes. As delegações do Porto da PT/Inovação e do INESC e a Associação de Informação da Região Centro são os parceiros da Câmara de Aveiro neste projecto.
Outro projecto do programa Cidade Digital, Cartografia Digital de Aveiro (CARTAVE) vai colmatar as enormes carências que existem em termos de informação geo-referenciada, actualmente desactualizada. Uma rede de apoio topográfico, composta por 900 marcos de betão, vai ser instalada nas zonas urbanizadas ou urbanizáveis, segundo o Plano Director Municipal.
Marcos geográficos
A cada marco corresponde uma coordenada geográfica. Com esta infra-estrutura, a Câmara passará a poder actualizar diariamente a cartografia do município. Para isso, será criado um grupo de trabalho que irá gerir e actualizar a cartografia.
A rede de apoio topográfico servirá também de base ao Sistema de Informação Geográfica da Câmara.
FONTE: Jornal de Noticias - Por Susana Borges( ver notícia )