Programa Aveiro Digital www.aveiro-digital.pt 
Linha separadora
      O Programa Aveiro Digital 2003 - 2006 é co-finaciado pelo FEDER e pelo FSE através do Programa Operacional Sociedade da Informação
Linha separadora
Separador
Indicador de item de menu Apresentação
Separador
Indicador de item de menu Projectos  
Separador
Indicador de item de menu Serviços
Separador
Indicador de item de menu Documentação
Separador
Indicador de item de menu Outros Destinos
Separador
Indicador de item de menu Contactos
Separador

Um globo inclinado, com uma grelha sobreposta. Na sua superfície está recortado um buraco de fechadura

Atalhos de acesso ao menú: ALT + Letra sublinhada

English Version     Versão Portuguesa


Visitantes: 3629177

 

[ Inicio ]
Icon Noticias  Noticias :
 
Notícia com data de 17-11-2000 --- Aveiro Disponibiliza Quiosques para Turistas

Metálicos, em tons de azul, ao abrigo da chuva e do sol e localizados em pontos estratégicos da cidade. São os quiosques do projecto Eiró, que o consórcio do Programa Aveiro Cidade Digital inaugura hoje. "Navegue nos quiosques de Aveiro e chegue onde quiser!" é a mensagem-convite do novo serviço, disposto a satisfazer necessidades e curiosidades de munícipes e turistas.

Para saber qual a farmácia que está de serviço e onde se localiza, ou o número de telefone de uma corporação de bombeiros, já não precisa de uma lista telefónica ou de um mapa da cidade. Pelo menos em Aveiro, onde basta que se dirija a um quiosque do Programa Eiró. Para já, são apenas dois, mas estão ao dispor dos cidadãos em pleno centro urbano, na Praça de Jaime Magalhães Lima e no Centro Cultural e de Congressos.

Os quiosques Eiró são multimédia e interactivos, e podem ser consultados em português, francês, castelhano ou inglês. O método é simples e exige apenas que se percorra o ecrã com a ponta dos dedos, seleccionando as opções gerais disponíveis no menu - "Urgência", "Localização", "Turismo", "Agenda", "Informação" e "Notícias".

A partir daí, as possibilidades são variadas e permitem indicações tão rigorosas como a localização exacta de um restaurante no mapa da cidade, as previsões - com direito a imagem - do estado do tempo, ou o acesso às principais notícias do dia, em termos locais, regionais ou nacionais. Através dos quiosques, os turistas mais curiosos podem mesmo usufruir de uma vista panorâmica da cidade ou conhecer com precisão os circuitos Arte Nova disponíveis para visitar.

Horários e propostas cinematográficas e um variado arquivo de informação são também algumas das propostas do serviço que, no futuro, deverá contar com a instalação de uma "web cam" na parte superior do ecrã, bem como permitir a realização de chamadas telefónicas, partir de uma rede inteligente e um cartão de utilizador.

"É um projecto pioneiro, podem existir sistemas semelhantes, mas a verdade é que as experiências com quiosques não têm sido bem sucedidas", referiu ao PÚBLICO Alberto Rocha, representante da PT Inovação no consórcio. Segundo o responsável, "os quiosques são peças úteis, mas exigem actualização do sistema".

O projecto - que não está na Internet, mas apenas disponível na rede de quiosques de Aveiro - é o resultado de um ano e meio de trabalho e de um financiamento superior a 70 mil contos. Daí a importância da publicidade, que Alberto Rocha adivinha como fonte de receitas dos quiosques Eiró.

FONTE: Jornal PÚBLICO - Por Patrícia Coelho Moreira


[ « Anterior ]