Programa Aveiro Digital www.aveiro-digital.pt 
Linha separadora
      O Programa Aveiro Digital 2003 - 2006 é co-finaciado pelo FEDER e pelo FSE através do Programa Operacional Sociedade da Informação
Linha separadora
Separador
Indicador de item de menu Apresentação
Separador
Indicador de item de menu Projectos  
Separador
Indicador de item de menu Serviços
Separador
Indicador de item de menu Documentação
Separador
Indicador de item de menu Outros Destinos
Separador
Indicador de item de menu Contactos
Separador

Um globo inclinado, com uma grelha sobreposta. Na sua superfície está recortado um buraco de fechadura

Atalhos de acesso ao menú: ALT + Letra sublinhada

English Version     Versão Portuguesa


Visitantes: 3622712

 

[ Inicio ]
Icon Noticias  Noticias :
 
Notícia com data de 17-11-2000 --- Semana da Ciência e da Tecnologia : Mais de 600 actividades pelo país

Lisboa, 17 Nov (Lusa) - A Semana da Ciência e da Tecnologia, entre 18 e 26 de Novembro, vai contar com cerca de 600 eventos por todo o país.

"A maioria das actividades integra-se no conceito Àportas abertasÈ que está na origem da iniciativa", afirmou hoje a directora da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, Rosália Vargas, entidade responsável pela organização desta semana.

"A semana tem como objectivo chamar a atenção do público em geral e dos media para a ciência e a tecnologia, dando-lhes a oportunidade de contactar directamente com os investigadores", explicou o ministro da Ciência e da Tecnologia, Mariano Gago.

Entre as centenas de eventos que marcarão a semana, alguns vão contar com a presença de Mariano Gago, do Presidente da República Jorge Sampaio e do primeiro-ministro António Guterres.

O primeiro envolvimento público de Mariano Gago acontece no sábado, em Coimbra, na abertura dos II Encontros Ciência e Sociedade, um colóquio que contará com a presença de investigadores nacionais e franceses.

Em seguida, será celebrado o contrato de laboratório associado com o Centro de Neurociências de Coimbra.

Visitas ao centro Ciência Viva, ao Museu da Ciência e da Técnica e a participação numa tertúlia científica numa livraria completam a agenda do ministro em Coimbra para este primeiro dia da Semana da Ciência e da Tecnologia.

No domingo, Mariano Gago estará em Òbidos, numa sessão pública a propósito da exposição itinerante "Para além da Terceira Dimensão - Matemática e Arte Digital", onde vai estar presente o presidente da Sociedade Norte-Americana da Matemática, Thomas Banchoff.

O ministro da Ciência e da Tecnologia passa o dia 20 de Novembro em Vila Real, onde fará a abertura do 2º Festival do Filme Científico (Teleciência), uma iniciativa integrada na II Quinzena da Ciência e da Tecnologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

Mariano Gago deverá ainda visitar alguns dos projectos integrados no programa Cidades Digitais, como uma ciber-enfermaria no Hospital de S. Pedro, em Vila Real, ou o gabinete de apoio ao cidadão da Junta de Freguesia de Mouçós.

Na terça-feira, o ministro preside a uma mesa redonda sobre Investigação Científica, Tecnologia e Inovação, num colóquio organizado no âmbito da Presidência francesa da União Europeia, em Lyon.

No dia 22 de Novembro, Mariano Gago divide-se entre a Marinha Grande, onde participa num "brokerage event", promovido pelo Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, e Aveiro, onde visita os centros de investigação de Física, Química e Cerâmica da Universidade de Aveiro, um evento que conta também com a participação de António Guterres.

O ministro estará no Porto na quinta-feira onde, entre outras actividades, assinará os contratos de laboratório associado com o Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC) e o Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP), cerimónias onde deverá também estar presente o Presidente da República.

No Dia Nacional da Cultura Científica, 24 de Novembro, Mariano Gago visita o Instituto Gulbenkian de Ciência e o Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB), unidade com a qual será celebrado o quarto contrato de laboratório associado.

Ao final da tarde, será oficialmente inaugurada uma nova exposição no Pavilhão do Conhecimento, "Matemática Viva", totalmente concebida por investigadores nacionais.

No sábado, 25 de Novembro, está prevista uma visita do ministro da Ciência e da Tecnologia ao centro Ciência Viva do Algarve e a entrega dos prémios Cineciência (um festival de filmes científicos), no Amascultura.

Finalmente, no domingo, Mariano Gago encerra o fórum "Aveiro Cidade Digital", onde serão apresentados resultados deste programa e traçadas as linhas de rumo futuras para a região e para o país

FONTE: LUSA ( ver notícia )


[ « Anterior ]