A Sessão de Abertura do Fórum Aveiro Cidade Digital decorreu sexta-feira, da parte da manhã, no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro, com uma intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Alberto Souto de Miranda, sobre o "Programa Aveiro Cidade Digital e a Ligação à Cidade e aos Cidadãos". Passados dois anos sobre o arranque do Programa, o autarca mostrou-se satisfeito com os resultados alcançados pelos projectos do Aveiro Cidade Digital, que apresenta uma taxa de execução física e financeira de 90 por cento.
O Fórum Aveiro Cidade Digital vai ter lugar hoje, Sexta-feira, Sábado e Domingo, no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro, contando com a presença do Ministro da Ciência e da Tecnologia, Mariano Gago, na sua Sessão de Encerramento. Esta iniciativa da responsabilidade do Consórcio do Aveiro Cidade Digital - que integra a Câmara Municipal de Aveiro, a PT Inovação e a Universidade de Aveiro -, pretende ser um espaço de debate, exposição e demonstração dos resultados obtidos nas oito áreas de intervenção do Programa Aveiro Cidade Digital.
Na sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal salientou o empenho no Programa Aveiro Cidade Digital, uma iniciativa que classificou de "aventura social", uma vez que se destina a "alcançar metas mais de cariz sociológico do que tecnológico", explicou. Ao fim de dois anos de trabalho, Alberto Souto de Miranda considerou que "estamos mais conhecedores e habilitados para partir para uma nova etapa de mais seis anos", acrescentando que "estamos numa fase em que vale a pena reflectir e tentar perceber qual o caminho a seguir".
Representando um investimento de um milhão e duzentos mil contos, comparticipados em setecentos mil contos pelo FEDER, através da Intervenção Operacional de Telecomunicações e do Ministério da Ciência e da Tecnologia, o Programa do Aveiro Cidade Digital foi considerado um êxito pelo autarca, que afirmou que a taxa de execução física e financeira "serve de cartão de visita para o que as outras entidades nos irão propor". Segundo Alberto Souto de Miranda, "este projecto será um êxito se conseguirmos alcançar duas coisas: uma componente de utilidade para os cidadãos e uma vantagem competitiva que sirva de mais valia para a componente estratégica de Aveiro".
O Fórum Aveiro Cidade Digital contempla dois espaços paralelos: um de debate em que os parceiros dos Projectos Aveiro Cidade Digital farão o balanço e perspectivas nas áreas da comunidade digital, das autarquias e serviços de âmbito concelhio, da escola e comunidade educativa, da universidade e comunidade universitária, da saúde, da solidariedade social, do tecido produtivo e da informação, cultura e lazer. O outro espaço é de exposição e demonstração dos serviços e resultados dos 38 projectos desenvolvidos na primeira fase do Programa.
A Sessão de Abertura incluiu ainda a apresentação de um filme sobre o Programa Aveiro Cidade Digital e a inauguração de uma exposição sobre os projectos. Da parte da tarde, começaram as sessões de trabalho com a Área de Intervenção 1 - Construir a Cidade Digital e a Área de Intervenção 2 - Autarquias e Serviços de Âmbito Concelhio. Para amanhã, estão previstas sessões paralelas da Área de Intervenção 3 - Escola e Comunidade Educativa, Área de Intervenção 4 - Universidade e Comunidade Universitária e da Área de Intervenção 5 - Serviços de Saúde, Área de Intervenção 6 - Solidariedade Social, Área de Intervenção 7 - Tecido Produtivo e Área de Intervenção 8 - Informação, Cultura e Lazer.
Para a noite de Sábado, no Grande Auditório do Centro Cultural, está ainda previsto um espectáculo intitulado "Noite Digital". A iniciativa inserida no âmbito do Fórum Aveiro Cidade Digital, é uma sequela das Conferências do Novo Milénio, e consiste numa instalação multimedia em que o indivíduo tem que percorrer um túnel, "ser bombardeado com programas de televisão, relaxar num tanque azul que não tem água ou ver dançar alguém que é vítima do seu próprio movimento e de uma música que parece que não é mas é". O espectáculo conta com a participação de vários artistas plásticos, nomeadamente, a Companhia de Dança de Aveiro e o compositor Pedro Janela.
Os trabalhos do Fórum Aveiro Cidade Digital terminam no Domingo, com um programa que inicia com a apresentação das conclusões pelas Áreas de Intervenção, seguida de uma intervenção sobre o "Balanço e Perspectivas do Programa Aveiro - Cidade Digital", pelo Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Alberto Souto de Miranda, e o encerramento do Fórum, com intervenção do Ministro da Ciência da Tecnologia, Mariano Gago.
Gabinete de imprensa da Câmara de Aveiro
FONTE: Notícias de Aveiro ( ver notícia )