Programa Aveiro Digital www.aveiro-digital.pt 
Linha separadora
      O Programa Aveiro Digital 2003 - 2006 é co-finaciado pelo FEDER e pelo FSE através do Programa Operacional Sociedade da Informação
Linha separadora
Separador
Indicador de item de menu Apresentação
Separador
Indicador de item de menu Projectos  
Separador
Indicador de item de menu Serviços
Separador
Indicador de item de menu Documentação
Separador
Indicador de item de menu Outros Destinos
Separador
Indicador de item de menu Contactos
Separador

Um globo inclinado, com uma grelha sobreposta. Na sua superfície está recortado um buraco de fechadura

Atalhos de acesso ao menú: ALT + Letra sublinhada

English Version     Versão Portuguesa


Visitantes: 3628613

 

[ Inicio ]
Icon Noticias  Noticias :
 
Notícia com data de 24-11-2000 --- Fórum Cidade Digital

A Sessão de Abertura do Fórum Aveiro Cidade Digital decorreu sexta-feira, da parte da manhã, no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro, com uma intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Alberto Souto de Miranda, sobre o "Programa Aveiro Cidade Digital e a Ligação à Cidade e aos Cidadãos". Passados dois anos sobre o arranque do Programa, o autarca mostrou-se satisfeito com os resultados alcançados pelos projectos do Aveiro Cidade Digital, que apresenta uma taxa de execução física e financeira de 90 por cento.

O Fórum Aveiro Cidade Digital vai ter lugar hoje, Sexta-feira, Sábado e Domingo, no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro, contando com a presença do Ministro da Ciência e da Tecnologia, Mariano Gago, na sua Sessão de Encerramento. Esta iniciativa da responsabilidade do Consórcio do Aveiro Cidade Digital - que integra a Câmara Municipal de Aveiro, a PT Inovação e a Universidade de Aveiro -, pretende ser um espaço de debate, exposição e demonstração dos resultados obtidos nas oito áreas de intervenção do Programa Aveiro Cidade Digital.

Na sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal salientou o empenho no Programa Aveiro Cidade Digital, uma iniciativa que classificou de "aventura social", uma vez que se destina a "alcançar metas mais de cariz sociológico do que tecnológico", explicou. Ao fim de dois anos de trabalho, Alberto Souto de Miranda considerou que "estamos mais conhecedores e habilitados para partir para uma nova etapa de mais seis anos", acrescentando que "estamos numa fase em que vale a pena reflectir e tentar perceber qual o caminho a seguir".

Representando um investimento de um milhão e duzentos mil contos, comparticipados em setecentos mil contos pelo FEDER, através da Intervenção Operacional de Telecomunicações e do Ministério da Ciência e da Tecnologia, o Programa do Aveiro Cidade Digital foi considerado um êxito pelo autarca, que afirmou que a taxa de execução física e financeira "serve de cartão de visita para o que as outras entidades nos irão propor". Segundo Alberto Souto de Miranda, "este projecto será um êxito se conseguirmos alcançar duas coisas: uma componente de utilidade para os cidadãos e uma vantagem competitiva que sirva de mais valia para a componente estratégica de Aveiro".

O Fórum Aveiro Cidade Digital contempla dois espaços paralelos: um de debate em que os parceiros dos Projectos Aveiro Cidade Digital farão o balanço e perspectivas nas áreas da comunidade digital, das autarquias e serviços de âmbito concelhio, da escola e comunidade educativa, da universidade e comunidade universitária, da saúde, da solidariedade social, do tecido produtivo e da informação, cultura e lazer. O outro espaço é de exposição e demonstração dos serviços e resultados dos 38 projectos desenvolvidos na primeira fase do Programa.

A Sessão de Abertura incluiu ainda a apresentação de um filme sobre o Programa Aveiro Cidade Digital e a inauguração de uma exposição sobre os projectos. Da parte da tarde, começaram as sessões de trabalho com a Área de Intervenção 1 - Construir a Cidade Digital e a Área de Intervenção 2 - Autarquias e Serviços de Âmbito Concelhio. Para amanhã, estão previstas sessões paralelas da Área de Intervenção 3 - Escola e Comunidade Educativa, Área de Intervenção 4 - Universidade e Comunidade Universitária e da Área de Intervenção 5 - Serviços de Saúde, Área de Intervenção 6 - Solidariedade Social, Área de Intervenção 7 - Tecido Produtivo e Área de Intervenção 8 - Informação, Cultura e Lazer.

Para a noite de Sábado, no Grande Auditório do Centro Cultural, está ainda previsto um espectáculo intitulado "Noite Digital". A iniciativa inserida no âmbito do Fórum Aveiro Cidade Digital, é uma sequela das Conferências do Novo Milénio, e consiste numa instalação multimedia em que o indivíduo tem que percorrer um túnel, "ser bombardeado com programas de televisão, relaxar num tanque azul que não tem água ou ver dançar alguém que é vítima do seu próprio movimento e de uma música que parece que não é mas é". O espectáculo conta com a participação de vários artistas plásticos, nomeadamente, a Companhia de Dança de Aveiro e o compositor Pedro Janela.

Os trabalhos do Fórum Aveiro Cidade Digital terminam no Domingo, com um programa que inicia com a apresentação das conclusões pelas Áreas de Intervenção, seguida de uma intervenção sobre o "Balanço e Perspectivas do Programa Aveiro - Cidade Digital", pelo Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Alberto Souto de Miranda, e o encerramento do Fórum, com intervenção do Ministro da Ciência da Tecnologia, Mariano Gago.

Gabinete de imprensa da Câmara de Aveiro

FONTE: Notícias de Aveiro ( ver notícia )


[ « Anterior ]