Aveiro, 14 Dez (Lusa) - A Televisão Interactiva vai chegar a 15 lares de Aveiro, no âmbito do projecto "Smart TV" que está a ser desenvolvido pela InterTV, disse hoje à Lusa Fernandes Thomas, um dos sócios da empresa.
O projecto, integrado no Programa Aveiro Cidade Digital, está concluído, faltando apenas colocar na casa dos clientes as "set-top- boxes".
"Os serviços estão montados e estamos à espera de receber as set-top-boxes que foram encomendadas há cerca de um mês", explicou à Lusa Fernandes Thomas, da InterTV, uma empresa de conteúdos interactivos.
Inicialmente as pessoas poderão aceder a um conjunto de conteúdos interactivos e à Internet e numa fase posterior a InterTV pretende avançar com a digitalização dos canais.
"A segunda fase é muito mais ambiciosa", considerou Fernandes Thomaz, uma vez que contempla um conjunto de serviços mais sofisticados - o "pay-per-view", com o que o cliente paga por cada evento que deseja ver, o "video-on-demand", em que se pode escolher um filme sem estar dependente de uma programação definida, e a TV enriquecida, que permite a navegação em conteúdos interactivos para programas já existentes.
A massificação deste tipo de conteúdos é, segundo o sócio da InterTV, o principal objectivo do projecto "Smart TV". "Noventa por cento dos lares portugueses têm televisão, o que não acontece com os computadores", justificou.
Fernandes Thomaz admite a possibilidade de os custos das "set- top-boxÈs", que variam entre os 30 e os 100 contos, poderem atrasar a penetração destes serviços, mas acredita que, tal como aconteceu com os telemóveis, os operadores de televisão por cabo irão comparticipar na compra destes equipamentos.
A CaboVisão foi o parceiro escolhido pela InterTV para este projecto porque é o único operador de televisão por cabo em Aveiro, com uma rede de cabo de banda larga bi-direccional, justificou Fernandes Thomaz.
FONTE: LUSA ( ver notícia )