O ministro da Ciência e da Tecnologia, Mariano Gago, anunciou esta Quinta-Feira, durante a sessão de encerramento da Semana Portugal Digital, o início do concurso público para o financiamento à criação de Espaços Internet em todos os municípios do país.
Inserido no Programa Operacional Sociedade da Informação (POSI), o concurso para a criação de Espaços Internet dirige-se às câmaras municipais do Continente e Regiões Autónomas e conta com uma verba entre os 6 e os 8 milhões de contos. De acordo com o seu regulamento, disponível em www.posi.mct.pt, os projectos apresentados poderão ser comparticipados em até 80 por cento do total sendo o restante suportado pelo proponentes.
Os Espaços Internet a criar deverão satisfazer alguns requisitos como sejam a sua instalação em locais de fácil e frequente acesso, dispor de um mínimo de seis postos de acesso gratuito à Internet e funcionar em horários alargados de abertura ao público.
Aos utilizadores desses espaços deverão, ainda, ser prestadas sessões de demonstração sobre utilização da Internet, nomeadamente como aceder a sites de interesse público, como enviar correio electrónico ou construir páginas Web.
António Guterres, que também marcou presença no Pavilhão do Conhecimento, espaço que recebeu a sessão de encerramento da semana dedicada à Sociedade da Informação, aproveitou mais uma vez para avisar que, se os operadores não chegarem a acordo o governo vai impor legalmente a tarifa plana de acesso à Internet. "Fabricantes e operadores têm de perceber que queremos um Portugal Digital massificado, com produtos, serviços e tarifas dirigidos a todos", salientou o primeiro ministro no seu discurso.
FONTE: SAPO TEK( ver notícia )