Programa Aveiro Digital www.aveiro-digital.pt 
Linha separadora
      O Programa Aveiro Digital 2003 - 2006 é co-finaciado pelo FEDER e pelo FSE através do Programa Operacional Sociedade da Informação
Linha separadora
Separador
Indicador de item de menu Apresentação
Separador
Indicador de item de menu Projectos  
Separador
Indicador de item de menu Serviços
Separador
Indicador de item de menu Documentação
Separador
Indicador de item de menu Outros Destinos
Separador
Indicador de item de menu Contactos
Separador

Um globo inclinado, com uma grelha sobreposta. Na sua superfície está recortado um buraco de fechadura

Atalhos de acesso ao menú: ALT + Letra sublinhada

English Version     Versão Portuguesa


Visitantes: 3629155

 

[ Inicio ]
Icon Noticias  Noticias :
 
Notícia com data de 08-02-2001 --- Sociedade da Informação : Concurso para a criação de Espaços Internet

Lisboa, 08 Fev (Lisboa) - O ministro da Ciência e da Tecnologia, Mariano Gago, anunciou hoje em Lisboa o lançamento de um concurso público que visa criar "Espaços Internet" nos 305 municípios do país.

A apresentação teve lugar no Pavilhão do Conhecimento (Parque das Nações), espaço que deverá, segundo Mariano Gago, constituir um "exemplo na dinamização de espaços de acesso fácil, gratuito e permanente à Internet em Portugal".

O concurso público, hoje divulgado nos meios de comunicação social, foi aberto no âmbito do Programa Operacional Sociedade da Informação (POSI) e conta com uma verba entre os 6 e os 8 milhões de contos.

"O objectivo é criar espaços públicos de acesso à Internet em todos os municípios do país", explicou Pedro Veiga, gestor do POSI, em declarações à Agência Lusa.

Os beneficiários do programa são as câmaras municipais do Continente e Regiões Autónomas, podendo o POSI comparticipar os projectos até 80 por cento do total.

Os Espaços Internet a criar deverão satisfazer alguns requisitos: instalação em locais de grande visibilidade e fácil acesso, disporem de um mínimo de seis postos públicos de acesso gratuito à Internet e funcionarem em horários alargados adaptados às populações.

Além disso, os utilizadores desses espaços deverão poder beneficiar de sessões de demonstração pública do uso da Internet (aceder a sites de interesse público, aprender a enviar correio electrónico ou a construir páginas Web).

"A massificação do uso da Internet tem de ser feita através da criação de condições de fácil acesso à rede e de acções de apoio à utilização", afirmou Pedro Veiga, que sublinhou a importância deste projecto na generalização do Diploma das Competências Básicas em Tecnologias de Informação, aprovado quarta-feira em Conselho de Ministros.

Embora o concurso não preveja uma data limite para a recepção das candidaturas, o gestor do POSI espera que, até ao Verão, as câmaras interessadas (preferencialmente todas) já tenham apresentado os seus projectos.

Mais informações sobre este concurso público, uma iniciativa integrada na semana que o Governo dedicou à Sociedade da Informação, podem ser encontradas na Internet, em www.posi.mct.pt

No âmbito da Iniciativa Internet, o Governo quer garantir que existam postos públicos de acesso à rede em todas as freguesias em 2003 e promover a criação de "acessos de cidadania" a baixa velocidade gratuitos ou a preço simbólico

FONTE: LUSA( ver notícia )


[ « Anterior ]