Aveiro, 16 / 08 / 2000 - Pagamentos de serviços ou consultas de movimentos são algumas das operações bancárias que os aveirenses já podem efectuar a partir de casa, desde que possuam um computador pessoal ligado a um "Netpin".
Desenvolvido no âmbito do projecto Rota das Índias, este equipamento, semelhante aos terminais de pagamento existentes nas lojas, possibilita a leitura dos vulgares cartões Multibanco e o carregamento do porta-moedas electrónico (PMB).
Sublinhando que o "Netpin" veio dar mais segurança às operações bancárias através da Internet, o gestor do projecto, Jorge Martins, acrescentou que, no futuro, este equipamento também permitirá fazer compras na Internet. "Será mais seguro do que o uso do Visa", adiantou.
Em declarações à Lusa, Jorge Martins referiu que, para cativar uma maior adesão dos aveirenses, foi lançada uma iniciativa destinada aos habitantes da região para a venda de mil "Netpins" por 9.900 escudos cada.
O projecto inserido no programa Aveiro Cidade Digital, em candidatura conjunta da SIBS, EF Tecnologias, e da Universidade de Aveiro, prevê ainda a instalação de quiosques electrónicos na cidade.
"Já existem 10 quiosques, que permitem efectuar operações Multibanco, utilizar o Infocid e navegar na Internet, e até Setembro deverão ser instalados mais", disse Jorge Martins, acrescentando que estão a decorrer conversações com as Juntas de Freguesia, Hospital e Governo Civil.
O gestor do projecto "Rota das Índias" anunciou ainda que até Setembro deverão surgir um site de comércio electrónico, com catálogos de três ou quatro empresas aveirenses, e um sistema de informação para os utentes do serviço de cirurgia pediátrica do Hospital.
"Trata-se de um projecto piloto que se tiver sucesso poderá estender-se a outros serviços do Hospital", assegurou Jorge Martins.
O site da Rota das Índias na Internet é outra das acções visíveis do projecto e tem como particularidade o facto de possibilitar uma visita virtual, com fotografias panorâmicas de 360 graus, a alguns locais emblemáticos da cidade.
FONTE: LUSA ( ver notícia )