Programa Aveiro Digital www.aveiro-digital.pt 
Linha separadora
      O Programa Aveiro Digital 2003 - 2006 é co-finaciado pelo FEDER e pelo FSE através do Programa Operacional Sociedade da Informação
Linha separadora
Separador
Indicador de item de menu Apresentação
Separador
Indicador de item de menu Projectos  
Separador
Indicador de item de menu Serviços
Separador
Indicador de item de menu Documentação
Separador
Indicador de item de menu Outros Destinos
Separador
Indicador de item de menu Contactos
Separador

Um globo inclinado, com uma grelha sobreposta. Na sua superfície está recortado um buraco de fechadura

Atalhos de acesso ao menú: ALT + Letra sublinhada

English Version     Versão Portuguesa


Visitantes: 3622369

 

[ Inicio ]
Icon Noticias  Noticias :
 
Notícia com data de 17-10-2001 --- Aveiro: Cidade Digital ajuda a encontrar emprego

Curso intensivo ensina a utilizar a Internet na procura de trabalho e formação.

O consórcio do programa Aveiro Cidade Digital decidiu organizar um curso para jovens desempregados ou à procura do primeiro emprego.
Os destinatários menos familiarizados com a Net têm, assim, uma possibilidade, de aprender algumas noções básicas de utilização para navegar e enviar correio electrónico.
Ficam a saber, também, como elaborar um currículo e uma carta de apresentação para inserir nos muitos sítios com bolsas de emprego on line. A formação decorre até sexta-feira na montra da Cidade Digital e nos centros públicos de serviços espalhados pelo concelho.
Os promotores agendaram também dois debates através de chat. Luis Santos, director do centro de formação profissional de Aveiro, não teve mãos a medir para responder às questões que foram sendo colocadas pelo computador.
"Quiseram conhecer as nossas áreas formativas. Infelizmente, algumas não existem cá", referiu aquele responsável, considerando "importante" este tipo de iniciativa que ajuda a divulgar o centro.
Espera, assim, que haja maior receptividade dos cursos de formação ali realizados. No futuro, está previsto, inclusivamente, colocar alguns módulos em formação à distância, utilizando as potencialidades da Internet.

Segundo debate
Quarta-feira próxima, o convidado é Acácio Coelho, do Instituto de Emprego e Formação Profissional, que antecipa algumas das informações úteis que poderá ser chamado a dar.
"Pode ser importante que nos apresentem questões, sobretudo, ligadas ao primeiro emprego, competências profissionais e escolarização", referiu o director do centro de emprego de Aveiro, que aproveitará a ocasião para dar a conhecer a realidade do mercado em Aveiro.
"Recomendo que os jovens concluam os estudos e façam uma boa formação profissional para adquirir competências tradicionais mas também de novas tecnologias".

Falta de qualificações
Nos escalões etários mais velhos existem graves problemas por falta de qualificações. 45 por cento dos inscritos em Aveiro têm até o 4º ano de escolaridade. "São pessoas em idade activa que têm de melhorar e fazer um grande esforço para disputar o mercado de trabalho em pé de igualdade".
Actualmente há na região muitas ofertas para tarefas no área da construção civil, turismo e outros serviços hoteleiros. "São filões que ainda vão desenvolver-se mais", disse Acácio Conde, acrescentando também os quadros intermédios com boa qualificações para a sociedade da informação.
Para tomar parte no debate basta aceder à página www.aveiro-digital.pt e seguir as instruções descritas.

Fonte: Noticias de Aveiro Unipessoal Lda produção e difusão de conteúdos

[ « Anterior ]