Os desempregados e os jovens em busca do primeiro emprego são os destinatários preferenciais de uma iniciativa da sociedade Aveiro-Digital que arrancou ontem na Montra Digital, nas sedes das juntas de freguesia do concelho e nos bairros de Santiago, Griné e São Jacinto.
Segundo Ricardo Sardo, da organização, a iniciativa «Procura Emprego?... O Rato Ajuda...» visa consciencializar aquele segmento da população de que pode tirar partido das tecnologias da informação e da comunicação para a sua vida activa.
Desenvolvida ao abrigo do programa Aveiro-Cidade Digital, a iniciativa proporciona formação básica ao nível da Internet, correio electrónico e Microsoft Windows, além de que permitirá aos participantes produzir um currículo e uma carta de apresentações, que serão colocados na rede, em endereços seleccionados pelos organizadores.
«Nós não vamos garantir emprego a ninguém, uma vez que não é essa a finalidade desta acção. Mas vamos ensinar as pessoas que se inscreverem a usar alguns instrumentos disponíveis na Internet, susceptíveis de os ajudar na entrada e na compreensão do mundo laboral», comentou aquele responsável.
Na opinião de Ricardo Sardo, a procura/oferta de oportunidades de trabalho através da Internet é um campo que «pode ser bem explorado». Há «sites» directamente relacionados com emprego e formação profissional que são instrumentos valiosos que os desempregados ou os jovens à procura de primeiro emprego podem usar, comentou. Um exemplo são as bolsas de emprego: o preenchimento dos respectivos formulários será uma das actividades a desenvolver durante a iniciativa.
A acção contempla também a realização de dois debates interactivos. Amanhã, o director do Centro de Formação Profissional de Aveiro, Luis Santos Costa, e, no dia 10, o director do Centro de Emprego local, estarão em rede para responder a dúvidas e questões. «Trata-se de um "chat" aberto a todos os que queiram participar, bastando para isso que entrem na zona de debate do "site" do Aveiro-Digital» (www.aveiro-digital.pt), explicou Ricardo Sardo.
A participação no «Procura Emprego?... O Rato Ajuda...», que irá decorrer até ao próximo dia 12, é gratuita e não carece de qualquer formalidade prévia, de maneira a facilitar o acesso à iniciativa. Os interessados devem apenas deslocar-se à Montra Digital (das 10 às 13 horas e das 17 às 20.30 horas) ou aos outros locais disponíveis (das 17 às 21 horas).
Fonte: Diário de Aveiro