«Preparar o futuro para lá dos 50...» é, simultaneamente, o título e o objectivo de uma campanha começada ontem pela sociedade Aveiro Digital, destinada a pessoas de meia-idade interessadas em aprender a manusear as tecnologias da informação.
Receber e enviar correio electrónico e navegar e pesquisar na Internet são as componentes essenciais do programa, que decorre em 18 locais diferentes: Montra Digital, 14 juntas de freguesia e Centros Públicos de Serviços (Santiago, Griné e São Jacinto). «A iniciativa não acontece num só lugar, mas em vários, porque assim o acesso da população torna-se mais fácil», explicou António Leandro, da organização.
A campanha, que se prolonga até ao próximo dia 26, está inserida num programa mais vasto de «demonstração da utilidade da Internet», esclareceu Jorge Assis. É por isso que os públicos-alvo são seleccionados «em função das suas carências nesta área» - depois dos desempregados e, agora, da população de meia-idade, a iniciativa vai dirigir-se, até Dezembro, a minorias, colectividades e mulheres. É ainda por isso que «não fazia sentido destinar uma acção de formação desta natureza a estudantes universitários, por exemplo», completou.
«Ajudas preciosas»
«Preparar o futuro para lá dos 50...» tem como preocupação «abrir o mundo da Internet» a uma camada da população cujos circuitos de troca de informação são «bastante limitados», apontou António Leandro. São pessoas que, neste campo, têm conhecimentos muito rudimentares, uma vez que «quando a Internet apareceu já tinham cerca de 40 anos e não percorreram os circuitos de aprendizagem».
Além da recepção e envio de e-mails, a acção de formação visa divulgar os serviços disponíveis na Internet nas áreas dos Serviços da Administração Pública, da Saúde e do Lazer. «O objectivo é responder a algumas das suas actuais necessidades profissionais, mas também contribuir para a sua saudável preparação pessoal para o futuro», salientou Jorge Assis.
Pedir certidões, fazer pagamentos, comprar produtos, consultar endereços com informações relevantes (pensões, impostos ...) são algumas das competências que vão ser ensinadas durante o curso, cuja inscrição é gratuita e que permite aos alunos gerir como entenderem a ida às sessões. «Ninguém é obrigado a frequentar as acções todos os dias. Se alguém quiser ir num dia, faltar no outro e depois voltar no seguinte, pode fazê-lo. Trata-se de uma formação aberta», referiu Jorge Assis.
Os destinatários «são pessoas na idade da pré-reforma que estão, geralmente, desviadas deste universo das tecnologias da informação, mas que, depois de vencidas as barreiras iniciais, costumam demonstrar uma grande abertura ao tema», sublinhou, completando: «O fim da vida activa, a que se soma a saída dos filhos de casa e, às vezes, o aparecimento de doenças coloca novos desafios a estas pessoas. Se souberem dominar as ferramentas proporcionadas pelas tecnologias da informação poderão encontrar aí ajudas preciosas para desempenhar certas tarefas».
Para responder aos «novos anseios e medos» serão ainda promovidos dois debates on-line, orientados pela médica Isabel Antunes («A saúde para lá dos 50...», dia 18, das 17 às 19 horas) e pelo psicólogo Fernando Vieira («O futuro para lá dos 50...», dia 23, à mesma hora). Quem quiser participar terá de entrar no endereço www.aveiro-digital.pt.
Fonte: Diário de Aveiro