Internet para as mulheres é a designação que dá nome a mais uma iniciativa promovida pelo programa « Aveiro Digital».A acção traduz-se numa aposta que consiste na demonstração da uma iniciativa promovida pelo programa «Aveiro Digital». A acção, que se encontra no terreno desde ontem, e até ao próximo dia 14, integra-se num conjunto de cinco, sendo esta a última a levar a cabo até ao final do ano. Nesta iniciativa, a população alvo são as mulheres que revelam maiores carências ao nível económico. A participação é, por isso, totalmente gratuita.
A acção traduz-se numa aposta que consiste na demonstração da Internet para as mulheres, mais concretamente no que respeita à utilização do processador de texto, recepção e envio de correio electrónico. Além disso, é também objectivo da organização «dar a conhecer às senhoras os aspectos que se prendem com o saber utilizar a Internet quando for necessário acederem aos serviços de utilidade pública, muitos deles dedicados à mulher, à sua integração e igualdade social, e também serviços de informação sobre saúde, lazer e educação», esclarece Jorge Assis, coordenador técnico do «Aveiro Digital».Esta acção será levada a efeito em parceria com o Centro de Emprego de Aveiro e Coordenação Concelhia do Ensino Recorrente.
«O objectivo fundamental é demonstrar a utilidade pública da Internet e, de uma forma geral, das tecnologias da informação e comunicação, que podem contribuir para a integração Sócio-Profissional e cultural da mulher», revela Jorge Assis. As iniciativas levadas a cabo até agora têm-se dirigido a públicos alvo que, «à partida, representam maiores dificuldades no acesso e aprendizagem das novas tecnologias», justifica o coordenador. Por assim ser, as iniciativas têm sido desenvolvidas nos 18 centros públicos de serviços, localizados nas juntas de freguesia e nos bairros de Santiago, Griné e São Jacinto. Quer isto dizer que «é nossa preocupação orientarmos este tipo de iniciativas para a população com níveis de escolaridade baixa e que demonstra dificuldades significativas», completa Jorge Assis.
Embora o princípio seja este, Carlos Dias, membro da coordenação do «Aveiro Digital» mostra-se receptivo quanto ao aparecimento de outros tipos de situação, «porque o que nos importa, acima de tudo, é conseguirmos cativar as pessoas para a participação neste tipo de iniciativas», sublinha. Pese embora, «a nossa atenção e os nossos esforços sectoriais se orientem para aqueles que revelem maiores dificuldades, as iniciativas pretendem ser âncoras à população alvo», refere Jorge Assis. Os responsáveis aproveitaram ainda a ocasião para revelar que as acções, até agora desenvolvidas, no mesmo âmbito, « tem sido descentralizadas, na intenção de conseguirmos chegar aos mais carênciados».
A iniciativa «Internet para as mulheres» inclui ainda a realização de dois debates on-line alusivos aos temas considerados pertinentes à população alvo e não só.
Assim, amanhã, entre as 18 e as 20 horas, será debatida «A integração das; mulheres no mercado de trabalho», uma temática que será orientada por Acácio Conde, director do Centro de Emprego de Aveiro. No dia 12, à mesma hora, será a vez da Coordenação Concelhia do Ensino Recorrente conduzir a discussão alusiva à temática «o ensino recorrente na integração sociocultural das mulheres».
Fonte: Diário de Aveiro