Programa Aveiro Digital www.aveiro-digital.pt 
Linha separadora
      O Programa Aveiro Digital 2003 - 2006 é co-finaciado pelo FEDER e pelo FSE através do Programa Operacional Sociedade da Informação
Linha separadora
Separador
Indicador de item de menu Apresentação
Separador
Indicador de item de menu Projectos  
Separador
Indicador de item de menu Serviços
Separador
Indicador de item de menu Documentação
Separador
Indicador de item de menu Outros Destinos
Separador
Indicador de item de menu Contactos
Separador

Um globo inclinado, com uma grelha sobreposta. Na sua superfície está recortado um buraco de fechadura

Atalhos de acesso ao menú: ALT + Letra sublinhada

English Version     Versão Portuguesa


Visitantes: 3629179

 

[ Inicio ]
Icon Noticias  Noticias :
 
Notícia com data de 04-12-2001 --- Aveiro Digital promove iniciativa a pensar no Público Feminino

Internet para as mulheres é a designação que dá nome a mais uma iniciativa promovida pelo programa « Aveiro Digital».A acção traduz-se numa aposta que consiste na demonstração da uma iniciativa promovida pelo programa «Aveiro Digital». A acção, que se encontra no terreno desde ontem, e até ao próximo dia 14, integra-se num conjunto de cinco, sendo esta a última a levar a cabo até ao final do ano. Nesta iniciativa, a população alvo são as mulheres que revelam maiores carências ao nível económico. A participação é, por isso, totalmente gratuita.

A acção traduz-se numa aposta que consiste na demonstração da Internet para as mulheres, mais concretamente no que respeita à utilização do processador de texto, recepção e envio de correio electrónico. Além disso, é também objectivo da organização «dar a conhecer às senhoras os aspectos que se prendem com o saber utilizar a Internet quando for necessário acederem aos serviços de utilidade pública, muitos deles dedicados à mulher, à sua integração e igualdade social, e também serviços de informação sobre saúde, lazer e educação», esclarece Jorge Assis, coordenador técnico do «Aveiro Digital».Esta acção será levada a efeito em parceria com o Centro de Emprego de Aveiro e Coordenação Concelhia do Ensino Recorrente.

«O objectivo fundamental é demonstrar a utilidade pública da Internet e, de uma forma geral, das tecnologias da informação e comunicação, que podem contribuir para a integração Sócio-Profissional e cultural da mulher», revela Jorge Assis. As iniciativas levadas a cabo até agora têm-se dirigido a públicos alvo que, «à partida, representam maiores dificuldades no acesso e aprendizagem das novas tecnologias», justifica o coordenador. Por assim ser, as iniciativas têm sido desenvolvidas nos 18 centros públicos de serviços, localizados nas juntas de freguesia e nos bairros de Santiago, Griné e São Jacinto. Quer isto dizer que «é nossa preocupação orientarmos este tipo de iniciativas para a população com níveis de escolaridade baixa e que demonstra dificuldades significativas», completa Jorge Assis.

Embora o princípio seja este, Carlos Dias, membro da coordenação do «Aveiro Digital» mostra-se receptivo quanto ao aparecimento de outros tipos de situação, «porque o que nos importa, acima de tudo, é conseguirmos cativar as pessoas para a participação neste tipo de iniciativas», sublinha. Pese embora, «a nossa atenção e os nossos esforços sectoriais se orientem para aqueles que revelem maiores dificuldades, as iniciativas pretendem ser âncoras à população alvo», refere Jorge Assis. Os responsáveis aproveitaram ainda a ocasião para revelar que as acções, até agora desenvolvidas, no mesmo âmbito, « tem sido descentralizadas, na intenção de conseguirmos chegar aos mais carênciados».

A iniciativa «Internet para as mulheres» inclui ainda a realização de dois debates on-line alusivos aos temas considerados pertinentes à população alvo e não só. Assim, amanhã, entre as 18 e as 20 horas, será debatida «A integração das; mulheres no mercado de trabalho», uma temática que será orientada por Acácio Conde, director do Centro de Emprego de Aveiro. No dia 12, à mesma hora, será a vez da Coordenação Concelhia do Ensino Recorrente conduzir a discussão alusiva à temática «o ensino recorrente na integração sociocultural das mulheres».

Fonte: Diário de Aveiro

[ « Anterior ]