Programa Aveiro Digital www.aveiro-digital.pt 
Linha separadora
      O Programa Aveiro Digital 2003 - 2006 é co-finaciado pelo FEDER e pelo FSE através do Programa Operacional Sociedade da Informação
Linha separadora
Separador
Indicador de item de menu Apresentação
Separador
Indicador de item de menu Projectos  
Separador
Indicador de item de menu Serviços
Separador
Indicador de item de menu Documentação
Separador
Indicador de item de menu Outros Destinos
Separador
Indicador de item de menu Contactos
Separador

Um globo inclinado, com uma grelha sobreposta. Na sua superfície está recortado um buraco de fechadura

Atalhos de acesso ao menú: ALT + Letra sublinhada

English Version     Versão Portuguesa


Visitantes: 3622415

 

[ Inicio ]
Icon Noticias  Noticias :
 
Notícia com data de 16-10-2001 --- Meia Idade aprende abc da informática

«Preparar 0 futuro para lá dos 50...» é, simultaneamente, 0 título e 0 objectivo de uma campanha começada ontem pela sociedade Aveiro Digital, destinada a pessoas de meia-idade interessadas em aprendera manusear as tecnologias da informação. Receber e enviar correio electrónico e navegar e pesquisar na Internet são as componentes essenciais do programa, que decorre em 18 locais diferentes: Montra Digital, 14 juntas de freguesia e Centros Públicos de Serviços (Santiago, Griné e São Jacinto). «A iniciativa não acontece num só lugar, mas em vários, porque assim 0 acesso da população'«toma-se mais fácil», explicou António Leandro, da organização.

A campanha, que se prolonga até ao próximo dia 26, está inserida num programa mais vasto de «demonstração da utilidade da Internet», esclareceu Jorge Assis. É por isso que os públicos-alvo são seleccionados «em função das suas carências nesta função» depois dos desempregados e, agora, da população de meia-idade, a iniciativa vai dirigir-se, até Dezembro, a minorias, colectividades e mulheres. É ainda por isso que

«Preparar 0 futuro para lá dos 50...» tem como preocupação «abrir 0 mundo da Internet» a uma camada da população cujos circuitos de troca de informação são «bastante limitados», apontou António Leandro. São pessoas que, neste campo, têm conhecimentos muito rudimentares, uma vez que «quando a Internet apareceu já tinham cerca de 40 anos e não percorreram os circuitos de aprendizagem».

Além da recepção e envio de e-mail’s, a acção de formação visa divulgar os serviços disponíveis na Internet nas áreas dos serviços da administração pública, da saúde e do lazer. « O objectivo é responder a algumas das actuais necessidades profissionais, mas também contribuir para a sua saudável preparação pessoal parra o futuro», salientou Jorge Assis.

Pedir certidões, fazer pagamentos, comprar produtos, consultar endereços com informações relevantes (pensões, impostos ...) são algumas das competências que vão ser ensinadas durante 0 curso, cu ja inscrição é gratuita e que permite aos alunos gerir como entenderem a ida às sessões. «Ninguém é obrigado a frequentar as acções todos os dias. Se alguém quiser ir num dia, faltar no outro e depois voltar no seguinte, pode fazê-lo. Trata-se de uma formação aberta», referiu Jorge Assis.

Os destinatários «são pessoas na idade da pré-reforma que estão, geralmente, desviadas deste universo das tecnologias da informação, mas que, depois de vencidas as barreiras iniciais, costumam demonstrar uma grande abertura ao tema», sublinhou, completando: «o fim da vida activa, a que se soma a saída dos filhos de casa e, às vezes, 0 aparecimento de doenças coloca novos desafios a estas pessoas. Se souberem dominar as ferramentas proporcionadas pelas tecnologias da informação poderão encontrar aí ajudas preciosas para desempenhar certas tarefas». Para responder aos «novos anseios e medos» serão ainda promovidos dois debates online, orientados pela médica Isabel Antunes ( «A saúde para. lá dos 50...», dia 18, das 17 às19 horas) e pelo psicólogo Femando Vieira ( «o futuro para lá dos 50...», dia 23, à mesma hora). Quem quiser participar terá de entrar no endereço www.aveiro-digital.pt.

Fonte: Diário de Aveiro

[ « Anterior ]