No âmbito do processo de demonstração de utilidade pública da Internet, decorre em Aveiro até ao dia 16 uma iniciativa que tem por finalidade apoiar os “ imigrantes e minorias étnicas” na utilização dos meios disponíveis.
“Comunidades abertas à diferença “ é promovida pelo Programa Aveiro Digital e tem a participação da Associação de Apoio ao Imigrante, sediada na Freguesia de São Bernardo que, com a colaboração da Junta tem vindo a desenvolver diversas iniciativas de apoio aos imigrantes, nomeadamente, o ensino da língua portuguesa.
É também em São Bernardo que decorre esta iniciativa, no Centro Público de Serviços da Junta de Freguesia. Os interessados podem também utilizar a Montra Digital na sede do concelho, bem como todos os Centros Públicos do concelho, bem como todos os centros públicos , instalados nas Juntas de Freguesia e bairros sociais de Santiago e Griné.
“O objectivo da iniciativa é o de promover e divulgar os serviços na Internet nas áreas da Administração Pública, do Trabalho e Formação, da Saúde e do Lazer“ refere a organização que acrescenta ser também uma forma de “responder a algumas das actuais necessidades destas populações” podendo, igualmente, “contribuir para o seu processo de integração socio-cultural quer para reforçar a sua ligação aos países de origem.
A iniciativa conta com o apoio de monitores especializados nestas áreas que orientarão os participantes na formação básica sobre as tecnologias e da comunicação, ensinando a utilizar o processador de texto, a receber e enviar correio electrónico e a usar e pesquisar informação na Internet” para acesso aos serviços de informação sobre a comunidade e serviços da administração pública, saúde, formação e lazer”, acrescenta a organização.
Fonte: Litoral