Programa Aveiro Digital www.aveiro-digital.pt 
Linha separadora
      O Programa Aveiro Digital 2003 - 2006 é co-finaciado pelo FEDER e pelo FSE através do Programa Operacional Sociedade da Informação
Linha separadora
Separador
Indicador de item de menu Apresentação
Separador
Indicador de item de menu Projectos  
Separador
Indicador de item de menu Serviços
Separador
Indicador de item de menu Documentação
Separador
Indicador de item de menu Outros Destinos
Separador
Indicador de item de menu Contactos
Separador

Um globo inclinado, com uma grelha sobreposta. Na sua superfície está recortado um buraco de fechadura

Atalhos de acesso ao menú: ALT + Letra sublinhada

English Version     Versão Portuguesa


Visitantes: 3622422

 

[ Inicio ]
Icon Noticias  Noticias :
 
Notícia com data de 20-09-2000 --- Novas tecnologias ao serviço das empresas

AIDA lança projecto SICATE

Aveiro, 20 / 09 / 2000 - Colocar as tecnologias da informação e da comunicação ao serviço das empresas da região, de modo a que possam acompanhar a evolução do mercado. É este o objectivo do projecto SICATE, que foi ontem apresentado pela Associação Industrial do Distrito de Aveiro.

A Associação Industrial do Distrito de Aveiro (AIDA) está atenta às transformações tecnológicas que se estão a verificar na sociedade. Exemplo disto é o lançamento do projecto SICATE-Sistema de Informação e Comunicação de Apoio ao Tecido Empresarial, que a AIDA apresentou ontem publicamente e se destina a proporcionar às empresas da região um acesso mais fácil às novas tecnologias da informação e comunicação, através da Internet.

Conforme referiu Valdemar Coutinho, presidente da AIDA, o SICATE irá permitir que as empresas possam readaptar «os seus serviços e estratégias às novas realidades da interacção empresarial com as realidades da inserção de cada uma».

Este projecto resulta de uma parceria entre a AIDA e a Portugal Telecom Inovação e encontra-se inserido no programa Aveiro-Cidade Digital.

A apresentação técnica do SICATE esteve a cargo de Matos Rodrigues, secretário-geral da AIDA, que focou os objectivos principais deste projecto. Dinamizar as indústrias de conteúdos, do software, do audiovisual, do comércio electrónico e da utilização das tecnologias da informação e comunicação, ao mesmo tempo que se pretende estimular a competitividade e a capacidade de internacionalização das empresas, são metas que esta Associação Industrial pretende atingir com o SICATE.

Com este projecto, as empresas associadas da AIDA poderão transmitir informações de dados e estabelecer comunicações entre elas e com a Associação em sistema on-line, receber informação económica geral e detalhadamente sobre todos os concelhos do distrito, bem como procurar informação através de um produto ou de uma empresa.

O SICATE pretende também prestar apoio à organização empresarial. Para tal, estão disponíveis neste serviço informações sobre as zonas industriais dos concelhos do distrito, informações sobre os Planos Directores Municipais e seus regulamentos, actualizados sempre que ocorram alterações, e informações sobre o licenciamento industrial. Também é possível, com este serviço, efectuar o pagamento on-line dos impostos, nomeadamente do IRC, e solicitar qualquer legislação.

Para ter acesso a estes serviços, as empresas apenas têm que possuir ligação à Internet e entrar na página da AIDA, no portal e propor-se para integrar o SICATE, introduzindo os dados requeridos. «Pretendemos divulgar o mais possível o que se produz no distrito de Aveiro», afirmou Matos Rodrigues.

Nesta ocasião, foi ainda assinada uma adenda ao protocolo que a AIDA tem estabelecido com a Portugal Telecom.

Semana da «Empresa Digital»

Integrada no contexto das novas tecnologias, a Associação Industrial do Distrito de Aveiro vai promover, em Outubro, uma semana subordinada ao tema «Empresa Digital». Divulgar o SICATE e as tecnologias da informação e comunicação são os objectivos desta iniciativa, que irá decorrer entre 16 e 20 do próximo mês no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro.

Um seminário dedicado ao tema «Multimédia como ferramenta de gestão», um espaço destinado às empresas onde será dada formação no campo das novas tecnologias e ferramentas da comunicação, nomeadamente a criação de páginas na Net, e uma demonstração das novas tecnologias da comunicação e informação são algumas iniciativas a desenvolver durante essa semana.

FONTE: Texto reproduzido do Diário de Aveiro, edição de 20.09.2000 (  ver notícia )


[ « Anterior ]