“Falta-nos marketing”. Esta é a justificação para os maus resultados das iniciativas levadas a cabo pelo programa Aveiro Digital junto da população. Exemplo é o caso da iniciativa para os jovens desempregados ou à procura de primeiro emprego. As estimativas apontavam para uma adesão de cerca de seis dezenas de pessoas, mas apenas cerca de 20 responderam à chamada.
Dois debates na Internet cobre as novas necessidades de formação na sociedade a informação tiveram escassa participação. Num deles, apenas houve um participante, o que deixou desolados os organizadores do “Procura Emprego?... o rato ajuda...”
“Temos que fazer um esforço maior para que a mensagem consiga passar. As actividades que desenvolvemos são para os cidadãos”, afirmaram ao JN os responsáveis pela coordenação do “Aveiro Digital”.
O programa “Procura Emprego?... o rato ajuda...” decorreu na Montra Digital, em Aveiro, e nos centros públicos de serviços, localizados nas juntas de freguesia e nos bairros de Santiago, Griné e São Jacinto.
O objectivo era promover e divulgar aos jovens aveirenses as tecnologias e os serviços disponíveis na Internet, para um fácil acesso à formação e à conquista de oportunidades de trabalho.
Procurar emprego e formação na Internet, usar o correio electrónico, preencher formulários nas bolsas de emprego e elaborar o currículo e a carta de apresentação foram algumas das actividades dirigidas aos jovens.
Cooperação
A cooperação com outras entidades e a definição de um modo de divulgação é um dos objectivos futuros dos responsáveis do Aveiro Digital que contam, também, com alguns casos de sucesso. O mais evidente é o de São Bernardo. A adesão aos programas da Aveiro Digital tem sido grande e tem superado as expectativas. Os problemas ali levantados prendem-se com a escassez de meios.
“A envolvência das entidades no meio onde estão é fundamental”, sublinharam, ao JN, os responsáveis pela coordenação do Aveiro Digital.
Fonte: Jornal de Notícias